Serão dois dias de atividades no auditório da SME, no bairro Niterói

Com o objetivo de contribuir para a qualidade do ensino no município, a Secretaria de Educação de Volta Redonda (SME), através do Departamento Pedagógico, está promovendo uma capacitação para os profissionais da rede baseado em uma pesquisa científica. Nesta terça-feira, dia 29, aconteceu o primeiro dia de atividades no auditório da SME, no bairro Niterói. E na sexta-feira, dia 1º, será realizada a segunda etapa da formação dos profissionais da educação.

“Durante todo o ano letivo, a SME e a equipe do Departamento Pedagógico vêm promovendo formações e atividades para melhorar ainda mais a qualidade do ensino de Volta Redonda, valorizando, também, o profissional que trabalha na ponta, com os alunos. São ações permanentes que geram um resultado muito bom no aprendizado”, explicou o prefeito Samuca Silva.

A formação contou com a palestra “Representação Semiótica: uma perspectiva na construção do conhecimento pela criança que vem ao encontro de uma prática mais significativa e contextualizada”, ministrada pela professora Andréia Crespo. Cerca de 500 profissionais da SME participarão dos dois dias de atividades de formação. Segundo a secretária de Educação, Rita Andrade, a formação é muito importante para estimular novas vivências aos profissionais aos alunos.

“É um aprofundamento de práticas significativas que servirão de apoio para o planejamento do professor e viabilizam a aprendizagem de qualidade ao longo da fase da Educação Infantil. É uma reflexão sobre a parte teórica e uma análise sobre a parte prática, que auxilia a introdução de novas vivências”, declarou Rita.

Para a professora Maria de Fátima Miranda, da Creche Municipal Tempo de Criança, no bairro Santo Agostinho, as formações deixam os professores atualizados.

“Com as informações que temos nas formações, começamos a fazer a diferença dentro da sala de aula. Algumas delas já estou até colocando em prática. Esses encontros sempre acrescentam muito no nosso trabalho e na aprendizagem dos alunos”, finalizou.

Por Maria Clara Sales com foto divulgação – Secom VR