A capacidade de alunos vai mais que dobrar após reforma e ampliação da unidade escolar no bairro Volta Grande III

Foram retomadas nesta semana as obras de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Branca de Neve, no bairro Volta Grande III, em Volta Redonda. As obras estavam paradas desde 2016, depois que a empreiteira decretou falência e abandonou a reforma. Ao todo, mais de R$ 842 mil serão investidos na unidade escolar. Atualmente, o espaço atende a 172 alunos e com a reforma vai mais que dobrar sua capacidade, passando a atender 480 crianças. De quatro salas de aula, a escola, após a conclusão das obras, vai passar a contar com oito. A expectativa é que a reforma dure aproximadamente cinco meses.

O prefeito Samuca Silva destacou que a gestão vem se dedicando para melhorar ainda mais a qualidade de ensino de Volta Redonda. “A escola não conta com alguns equipamentos usuais nos novos padrões das instituições de ensino da cidade. Ela possui uma setorização mal articulada em alguns pontos. A obra estava parada desde dezembro de 2016. A empresa decretou falência e, por esse motivo, muitos funcionários ficaram sem pagamento. O processo ficou paralisado devido aos gastos que a prefeitura precisou arcar com o decreto de falência da empresa. Nossa gestão se comprometeu em melhorar as unidades escolares de Volta Redonda e está promovendo mais esta conquista”, contou.

O projeto de reforma tem como objetivo revitalizar e ampliar as instalações da unidade que, na atualidade, atende Jardim de Infância e Creche no mesmo prédio e, assim, melhorar a estrutura da unidade escolar como: banheiro específico para banho em crianças, banheiro para deficientes, refeitório, cozinha, salas de atividades diversas separadas do contexto rotineiro, salas administrativas com acessos e fluxos independentes, pátio coberto com dimensões e nível mais adequado ao número de alunos, e por fim, solários exponencialmente superiores aos encontrados em escolas da região, além de aproveitar de modo mais racional o espaço do terreno.

A secretária de Educação, Rita Andrade, realizou durante a manhã desta terça-feira, dia 03, uma visita ao local para acompanhar a retomada dos trabalhos. “Apenas em 2019 já realizamos a reforma ou manutenção em 50 unidades escolares. Essa reforma vai aumentar o número de vagas na creche e, assim, vamos atender à demanda daquela comunidade. A reforma vai adequar a unidade a novos padrões que têm como base o conceito de apropriação do espaço pelas crianças”, declarou.

As salas de aula ainda terão as esquadrias trocadas, o piso recuperado e as paredes revestidas. De acordo com o prefeito Samuca Silva, essa é uma obra bastante aguardada pela população do bairro Volta Grande III. “Há anos os moradores estão reivindicando melhorias na creche. Inauguramos a primeira creche 100% em tempo integral no bairro Vila Rica e já estamos finalizando mais uma, no Retiro, para atender as demandas da população de Volta Redonda. Nosso compromisso é com a educação. Enquanto outros fecham escolas, nós estamos inaugurando e reformando”, destacou o prefeito Samuca Silva.

Por Maria Clara Sales com foto Evandro Freitas – Secom- VR