Orquestra de Cordas de Volta Redonda realiza último ensaio com solistas internacionais  

Concerto acontece nesta quinta-feira, dia 09, no Cine 9 de Abril e faz parte da programação do 24º Rio International Cello Encounter 

 

A Orquestra de Cordas de Volta Redonda, do Projeto Cidade da Música, realizou nesta quarta-feira, dia 8, um ensaio geral com os solistas internacionais que irão se apresentar nesta quinta-feira, dia 09, no Cine 9 de Abril. O concerto faz parte do 24º Rio International Cello Encounter que aconteceu durante a semana em Volta Redonda e segue para a cidade do Rio de Janeiro, onde a Orquestra de Cordas do município fará uma apresentação no domingo, dia 12 de agosto, na Igreja da Candelária. 

 

De acordo com a maestrina Sarah Higino, a expectativa é muito grande para a apresentação.  “Nós já estamos trabalhando a semana inteira com os solistas que deram aulas aos nossos alunos. Esse é o legado que queremos deixar para eles, o contato com esses artistas internacionais. No concerto vamos comemorar os 340 anos de Vivaldi com um clássico ‘As 4 Estações- Inverno’", enfatizou.   

 

Entre os grandes nomes da música que estarão presentes estão: o violoncelista e idealizador do festival David Chew; o violinista Haroutune Bedelian; a pianista Lorna Griffitt; a soprano brasileira-cubana, Angélica de la Riva; o violoncelista, Marnix Mohring; o violinista, David Johnson; compositor e violinista, David Ashbridge; e o saxofonista e compositor, Blas Rivera. 

 

Segundo o músico inglês e idealizador do festival, David Chew, as crianças são as grandes estrelas. E falou das expectativas para o 25º Rio Intenational Cello Encounter que acontece em 2019. “A participação do projeto é muito importante. Eles são as verdadeiras estrelas desse festival, eles são o futuro da música. O mundo precisa conhecer esse projeto, ele da oportunidade e mostra os valores com a disciplina que mudam a vida. Espero ano que vem na comemoração de 25 anos de Rice levar o projeto a Inglaterra, a música é muito valiosa na vida das pessoas”, contou.   

 

O concerto vai apresentar canções desde o barroco até os tempos atuais e Villa Lobos. Além de uma apresentação dos bailarinos Lissiana Shlick e Rafael Mendes.

 

Para Daniel Magalhães, que toca contrabaixo na orquestra de cordas, os professores sempre apresentam coisas novas.  “Essa troca é muito importante. As aulas com os professores tem muito conteúdo e sempre com novidades. E sempre podemos mostrar coisas novas ao público também”, falou.  

 

O 24º Rio International Cello Encounter acontece nesta quinta-feira, dia 09, no Cine 9 de Abril, às 19h30. Entrada franca. 

 

Por Maria Clara Sales com foto Geraldo Gonçalves 

Pin It