Alunos da Rede Municipal assistem ao Sistema Solar através de planetário

 Espaço foi montado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia 

 

A Escola Municipal Walmir de Freitas Monteiro do bairro Santa Rita do Zarur, em Volta Redonda recebeu nesta terça-feira, dia 28, o Planetário Oberon do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ). Mais de 400 alunos visitaram o espaço que explicou o sistema solar divulgando a astronomia através da ciência, ilustrada em um vídeo didático.  

 

De acordo com o diretor da unidade escolar, Luis Felipe Silva Nobrega, a presença do planetário desenvolve o pensamento científico dos alunos.   “Esse tipo de atividade é necessária para desenvolver todo um pensamento dos alunos sobre a ciência. Muitas informações que são passadas não estão no dia a dia deles, por isso a forma prática é muito importante. E a presença do planetário estimula isso, contou.  

 

A professora de física Aline Tiara Mota, do IFRJ, responsável pelo Planetário Oberon, enfatizou a importância de apresentar o conteúdo para crianças e adolescentes.  “São muitas informações que são passadas para eles. São novas descobertas, muitos assuntos são tratados de forma superficial e aqui conseguimos mostrar de forma mais clara. Além do vídeo que passamos os alunos podem também tirar duvidas com alguns os voluntários que fazem parte da equipe”, disse.  

 

A secretária de Educação, Rita Andrade, enfatizou a importância de se abordar essas atividades nas escolas.  “O planetário é muito didático e colabora diretamente com desenvolvimento dos alunos. São atividades que exigem que eles participem diretamentealém de desperta a curiosidade para mais conhecimentos”, declarou. 

 

O aluno Mateus, do 6º ano, adorou conhecer mais sobre o sistema solar.  “Eu não sabia que tinham tantas informações e principalmente a parte que trabalha a física, gosto muito dessa área e dentro do sistema solar trabalhamos várias disciplinas que aprendemos dentro de sala de aula, disse.

 

O prefeito Samuca Silva, destacou que essas ações envolvem todo um conhecimento para os alunos. “O planetário envolve muitas disciplinas como fisica, astronomia, matématica e biológia. Acaba despertando e envolvendo diversos assuntos dentro de um. Os alunos trabalham sem perceber diversas áreas de uma forma divertida”, falou.

 

Para pedir a visita do Planetário Oberon, do instituto IFRJ, basta entrar em contato através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Por Maria Clara Sales com foto Geraldo Gonçalves

Pin It