Educação promove II Encontro dos Profissionais da Educação Infantil

Cerca de 900 profissionais que trabalham com 10 mil crianças de 0 a 5 anos de idade nas escolas públicas, participaram da capacitação

A Secretaria de Educação de Volta Redonda, realizou nesta sexta-feira, dia 24, na FaSF (Faculdade Sul Fluminense), no Jardim Amália, o II Encontro dos Profissionais da Educação Infantil, com a realização de palestras, oficinas pedagógicas, troca de experiências adquiridas em salas de aulas, reunindo  cerca de 900 profissionais que trabalham com a Educação Infantil das escolas municipais. Cerca de 10 mil crianças são atendidas pelos educadores em 55 escolas  municipais.

A secretária de Educação, Rita de Andrade, analisou a atividade para os educadores: “O encontro de Docentes para profissionais da Educação Infantil mostra o valor que esta equipe tem para o município. É uma capacitação com práticas significativas e transformadoras da realidade”, comentou Rita.

Segundo explicou a diretora pedagógica da SME, Ionara Hygino Muniz, o trabalho foi coordenado pela equipe do departamento pedagógico da educação infantil, sob a supervisão da professora Andréia Crespo Dinis: “São cerca de 900 profissionais da rede de educação infantil, equipes diretivas e pedagógicas, profissionais e auxiliares de educação da rede municipal, responsáveis por uma média de 10 mil crianças de zero a 5 anos e 11 meses, de 55 escolas, que receberam palestras, participaram da trocas de experiências e de oficinas pedagógicas”, afirmou Yonara.

Ela acrescentou que foram debatidos temas do berçário ao maternal, com estimulação de propostas de trabalho, avaliação e desenvolvimento de aprendizagem infantil, trocas de experiências no campo do saber, fundamentados na proposta curricular da educação infantil: ”Este trabalho começou junto com o prefeito Samuca, e foram 21 oficinas de manhã e a tarde onde todos os profissionais foram capacitados. E cada professor pode participar no seu horário de trabalho, orientados na socialização das práticas pedagógicas, atendendo a solicitação do MEC (Ministério da Educação e Cultura) em relação a formação continuada”, concluiu.

Professoras fizeram um balanço da participação no Encontro: “Este deu oportunidades para a troca de experiências. A gente sempre aprende coisas novas para ensinar nas salas de aulas”, disse a professora Mayara de Souza Ferreira, 30 anos, da Creche Municipal Amor Perfeito na Vila Americana.

Outra participante, a auxiliar de educação, Renata Barbosa, 37 anos, da escola Pinguinho de Gente no Monte Castelo, opinou: “É um acréscimo ao nosso conhecimento, uma oportunidade de enriquecimento para os professores e para o trabalho pedagógico com os nossos alunos nas salas de aulas”, destacou. Profissionais da educação infantil de Quatis e Pinheiral também mandaram equipes como convidados a esta capacitação.

Por Afonso Gonçalves com fotos de Geraldo Gonçalves - SecomVR