Oficina sobre cidadania no trânsito é realizada para professores em Volta Redonda

Cerca de 90 profissionais participaram da atividade no Auditório da SME

Os professores do 4º e 5º ano da rede municipal de Volta Redonda participaram nesta quinta-feira, dia 25, da segunda etapa de formação sobre educação no trânsito em parceria com o programa ‘Caminhos para a Cidadania’, do Instituto CCR. Mais de 90 profissionais participaram da atividade no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Além da palestra sobre o trânsito, os professores receberam uma capacitação sobre a utilização do storytelling, para desenvolver a temática de forma criativa nas salas de aula.

De acordo com a secretária de Educação, Rita Andrade, a capacitação foi realiza em duas etapas e os trabalhos desenvolvidos em sala de aula já foram entregues aos motoristas. “Esse trabalho já está acontecendo há alguns meses e outras ações foram desenvolvidas dentro dessa temática. Os alunos da rede municipal desenharam e seus trabalhos foram entregues aos motoristas que passam pela Nova Dutra. Além de cidadania estamos mostrando a segurança no trânsito e aliando os alunos com prática seguras”, disse.

O objetivo da ação é tornar os profissionais de educação multiplicadores, formando alunos conscientes. Segundo Priscilla Lundstedt Rocha, formadora do programa da CCR Nova Dutra, o Caminhos para a Cidadania é uma iniciativa sócio educacional que leva ensinamentos e reflexões sobre segurança no trânsito,cidadania e proteção ambiental aos alunos dos 4ºs e 5ºs anos das redes públicas de ensino. 

 “O programa vai ajudar a desenvolver, na prática, o aprendizado através de um aplicativo Stop Motion para vídeo e encenação. Porém se o professor optar por usar outros recursos necessários, ele poderá desenvolver através de atividades com outros materiais que foram fornecidos no encontro”, contou.

O prefeito Samuca Silva, destacou a importância de se abordar esse tema com os professores para que eles sejam multiplicadores da cidadania e segurança no trânsito. “Essa é uma parceria importante que contribui muito na formação dos nossos estudantes, porque todo aprendizado dos professores durante esses cursos são repassados para os alunos em sala de aula. O objetivo principal é contribuir para uma comunidade mais consciente, preservando vidas e formando jovens cidadãos”explicou Samuca. 

A professora Maria Cristina Ferreira, parabenizou a ação e a forma didática que a informação foi passada. “Temos que usar todos os recursos para ensinar nossos alunos. E atrelar a tecnologia ajuda nesse desenvolvimento. Achei muito importante essa capacitação, em breve nosso alunos vão estar cobrando de seus pais essa responsabilidade”, declarou.

Por Maria Clara Sales com foto Geraldo Gonçalves

Pin It