Oficinas e palestras serão realizadas em São Paulo no próximo mês

A secretaria de Educação de Volta Redonda será representada em um dos maiores eventos de tecnologia do Brasil. A coordenadora pedagógica dos projetos de informática aplicada à educação e robótica, Ana Paula Batista, e o instrutor de robótica da SME, Sérgio Graças, vão participar em fevereiro, do Campus Party 2019, em São Paulo. Eles foram convidados para participar dando palestras e oficinas sobre robótica. O evento acontece desde 2009 e tem como objetivo incentivar e promover atividades na área de cultura, tecnologia, educação, econômica e empreendedorismo, oferecendo mais de mil horas de conteúdo.

A secretária de Educação de Volta Redonda, Rita Andrade, destacou que a participação dos professores é o resultado de muito trabalho e dedicação. “Todas as despesas serão pagas pelo evento. Isso mostra toda a qualidade dos nossos profissionais e todo o trabalho que a SME vem realizando na educação de nossa cidade. Além das palestras e oficinas que eles vão realizar a troca de experiência e os conhecimentos serão trocados com várias pessoas do Brasil e do mundo. É um evento muito importante e que é inovador e vai colaborar com a formação desses profissionais”, enfatizou.

Para realizar a palestra a professora teve que submeter seu projeto a uma banca avaliadora. A palestra que será apresentada por Ana Paula Batista, tem como titulo: Robótica Educacional na educação Infantil e nos anos iniciais. Com a utilização de um software e hardware livre.

Segundo a professora Paulinha, como é mais conhecida, poder participar do evento é muito motivador e levar o nome da SME é muito importante. “Poder participar pela segunda vez da Campus Party é verdadeiramente um sonho. Um misto de ansiedade, alegria, aprendizagem e compartilhamento de saberes. Poder divulgar, mostrar um pouquinho do que Volta Redonda realiza em tecnologia educacional para o Brasil, para o mundo é muito gratificante. Estou na SME há muito tempo, trabalhei 27 anos na Escola Damião Medeiros. Fico muito feliz por hoje ensinar outros profissionais da educação a trabalhar com robótica”, destacou.

As oficinas que serão apresentadas pelo instrutor de robótica, Sergio Graças, é sobre: Construa seu próprio Fliperama #CPBR12 - A proposta envolve a montagem e configuração de um fliperama portátil utilizando o micro PC Raspberry Pi 3, um gabinete de madeira e outros componentes eletrônicos. Já a segunda oficina: Vai utilizar um Raspberry como servidor Multimídia DLNA/UPNP que vai permitir acessar o conteúdo disponibilizado em qualquer equipamento conectado a nossa rede interna, tais como SmartTV, Celulares, PS3, Xbox, Tablets, Computadores e outros dispositivos com certificação DLNA. Sua configuração e relativamente simples e pode ser feita sem muitas complicações.

Para Sérgio Graças, a troca de experiências com várias pessoas da área de tecnologia é muito importante para a realização do trabalho dentro da educação. “Comecei de forma autodidata e depois fui fazer cursos e me especializar na área. É a oitava vez que estou indo ao evento e sei da importância dele para a educação. Cada ano é uma experiência diferente e ter contato com outras pessoas é muito importante para motivar nosso trabalho diariamente. São 30 anos trabalhados dentro da instrumentação de robótica”, contou.

O evento vai acontecer de 12 a 17 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo, com a apresentação de 900 palestras.

O prefeito Samuca Silva, destacou que o investimento no profissional é um diferencial da educação em nossa cidade. “Volta Redonda é pioneira em desenvolver a robótica dentro das escolas municipais. Esses são profissionais dedicados e que trabalham sempre para melhorar ainda mais a qualidade de ensino municipal. O trabalho desenvolvido por eles reflete no futuro desses alunos e estimula a tecnologia e a educação. E ver profissionais em um evento tão grande representando nossa cidade só aumenta o compromisso da gestão em motivar e apostar em pessoas”, disse.

Por Maria Clara Sales, com foto Evandro Freitas – SecomVR