Unidade no bairro 249 já atende a 310 alunos entre dois e cinco anos

O prefeito de Volta Redonda entregou na manhã desta sexta-feira, dia 08, um novo Centro Municipal de Educação Infantil. A unidade já está em funcionamento no bairro 249 e atende a 310 crianças entre dois e cinco anos, divididos entre o 1º e o 2º período. Além dos moradores da 249, a escola atende os bairros Jardim Europa, Jardim Ponte Alta, Conforto e Ponte Alta. A obra do Centro Municipal de Educação Infantil Irlei Lobo teve investimento de R$ 1.466.167,69.

A cerimônia de inauguração, que contou com a presença dos alunos, pais, professores e comunidade dos bairros assistidos, além de secretários municipais, teve clima de sonho realizado. Os agradecimentos começaram pelo presidente da Associação de Moradores da 249, José Pereira Portela, que lembrou que a implantação da unidade era um desejo antigo dos moradores do bairro. “É muito gratificante ver esse espaço todo dedicado às crianças. Educação e saúde devem ser prioridade e é exatamente isso que o Samuca tem feito”, falou.

Em seguida, a diretora da unidade, Viviane Pires, emocionou a todos com discurso que enalteceu o capricho na construção da escola. “É uma unidade moderna e funcional, o que favorece o aprendizado dos alunos, pois formar cidadãos é o nosso compromisso”, disse, prometendo zelar pela “nova casa”.

O vereador Maurício Pessoa, que acompanhou a campanha da Associação de Moradores e comunidade pela construção da escola, ressaltou que a entrega da unidade é uma conquista para as crianças da 249 e bairros vizinhos. “Essa inauguração coloca o nome Samuca definitivamente na história de Volta Redonda e prova o compromisso com a educação”, afirmou.

O presidente do Furban (Fundo Comunitário Municipal), Ronie Oliveira Machado, que coordena a equipe responsável pelo projeto da escola, citou o educador e antropólogo Darcy Ribeiro. “A educação é o caminho para reduzir a criminalidade”, acredito.

A secretária de Educação, Rita Andrade, agradeceu as equipes do Furban, IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda) e das secretarias de Infraestrutura e Educação pela dedicação durante a obra. “É gratificante ver o resultado desse trabalho de equipe atender com excelência a tantas crianças. Obrigada prefeito Samuca”, concluiu.

O vice-prefeito Maycon Abrantes, que também é presidente da Cohab (Companhia de Habitação de Volta Redonda), acredita na transformação pela educação. “Precisamos garantir conforto e aprendizado para as crianças e tranquilidade para os pais”, afirmou.

A visão e os discursos das autoridades foram comprovadas pelos pais dos alunos da nova unidade da Educação Infantil. Maria Edvânia de Moraes, mãe do Gabriel, de quatro anos; e Jéssica Aparecida Faria Ferreira, mãe de Lucas, de três anos, fizeram questão de falar sobre a nova escola.

“É muito bom saber que eles estão num ambiente feito só para eles, um ambiente confortável”, disse Edvânia. Já Jéssica Aparecida acredita que a nova escola também seja importante para os educadores. “Se o local de trabalho é agradável, os profissionais tendem a trabalhar com mais amor”, falou.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, encerrou a solenidade de inauguração do Centro de Educação Infantil Irlei Lobo, dando outra boa notícia aos moradores. “Vamos reformar o Centro Municipal de Educação Infantil Zilda Arns, que funciona no Conforto, e ampliar ainda mais as vagas para as crianças dessa região”, contou.

Ele reafirmou o compromisso de entregar à população as obras que estavam paradas e só visitar o espaço quando já estiver servindo os moradores. “Uma obra só está realmente concluída quando entra em funcionamento. Quando é ocupada pela população”, disse.

Samuca falou que investimentos são possíveis quando há correta aplicação do dinheiro público e lembrou outras conquistas como as Unidades de Saúde do Padre Josimo e Água Limpa, a Unidade Descentralizada de Fisioterapia, também no Água Limpa, além da Rodovia do Contorno e a implantação do Tarifa Comercial Zero. “Aproveito também para convidar para a inauguração, neste sábado, às 10h, da Arena Esportiva, no bairro Voldac”, disse o prefeito, lembrando que esta é mais uma obra que a nova gestão recebeu parada e entrega funcionando à população.

A ESCOLA – A nova unidade tem com 5 salas de aula, sala de repouso, brinquedoteca, escovódromo, banheiros adaptados, sala de informática, solário,  além de salas de professores e espaços destinados à administração e serviços. As áreas comuns incluem refeitório, salas de leitura e sala de multiuso. O Centro Municipal contará com uma equipe técnica composta por diretora, vice-diretora, professor orientador, auxiliar de secretaria, 13 professores, 6 auxiliares de educação e 2 merendeiras.

Com a inauguração do novo Centro Municipal de Educação Infantil, Volta Redonda passa a contar com 21 unidades destinadas a primeira infância, atendendo mais de 10500 crianças de 02 a 05 anos.

Por Renata Borges com fotos de Gabriel Borges – SecomVR