Capacitação com ator e pedagogo Rodrigo Libânio aconteceu na SME

Cerca de 100 profissionais da rede de educação pública de Volta Redonda participaram nesta quinta-feira, dia 14, de duas palestras com o pedagogo, contador de histórias e ator Rodrigo Libânio, no auditório Professora Alba Rangel, na Secretaria Municipal de Educação (SME). Professores representantes da Educação Infantil, Creche e Pré-Escola receberam a capacitação com os temas "As Habilidades do Professor na Hora do Conto" e "A Vida de um Contador de Histórias".

“São 200 dias letivos e não é sempre que estamos bem. Tem dia que a aula funciona e tem dia que nada funciona. Eu mostro algumas habilidades de como fazer com que a criança participe da história, encantando o aluno, com histórias de sombras, brinquedos, objetos. Mostro um pouco das minhas habilidades, do que faço pelo Brasil todo, para que eles possam levar para a sala de aula. Encantar os alunos e mostrar que nossa profissão é muito boa e podemos ser felizes no que fazemos”, explicou Rodrigo Libânio.

A professora Valéria Souza Mattos atua na rede pública há 12 anos e participou da palestra na parte da manhã. Atuando como orientadora e lecionando para o 1º Ano do Ensino Fundamental, Valéria se mostrou motivada com a capacitação.

“Tudo que a secretaria oferece pra gente sempre acrescenta na nossa prática. A contação de história, pra mim, por exemplo, que sou professora de 1º ano, é fundamental, porque o lúdico na realidade dos alunos é muito importante”, contou Valéria.

A secretária de Educação, Rita Andrade, destacou a oportunidade que esse tipo de capacitação oferece aos profissionais da educação para agregar novidades da profissão.

“O trabalho fica mais proveitoso. Espero que essa troca de experiências possa chegar aos alunos. Nosso objetivo é melhorar nosso atendimento a eles cada vez mais e, com o apoio do prefeito Samuca Silva, estamos conseguindo investir mais em nossos professores”, explicou Rita.

De acordo com o prefeito Samuca Silva, a capacitação dos professores é uma das ações do governo para valorizar esses profissionais e melhorar a educação pública da cidade. “Além dos treinamentos, estamos investindo em construir escolas, como as creches dos bairros 249 e Vila Rica, inauguradas recentemente. Queremos oportunizar melhores condições de trabalho aos profissionais e ambientes adequados para os nossos jovens estudarem”, afirmou Samuca Silva.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Evandro Freitas / SecomVR