Unidade de saúde é referência no tratamento da doença no Estado e recebeu as primeiras doses da vacina de Oxford/AstraZeneca

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira, dia 26, a vacinação contra Covid-19 dos profissionais do Hospital Regional do Médio Paraíba Drª Zilda Arns Neumann. A unidade é referência no tratamento da doença no estado. Cerca de 920 profissionais da linha de frente do combate à doença e setores administrativos receberam a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca.

A primeira vacinada foi a técnica de enfermagem Ruth Teixeira, de 58 anos, que atua na clínica médica desde 2019. Outra que recebeu a dose do imunizante foi a enfermeira coordenadora da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), Mara Cecília Finote, que trabalha na unidade desde 2018.

“Estamos vivendo um momento histórico, onde nós da linha de frente presenciamos momentos difíceis e atípicos na nossa profissão. Hoje participar e conseguir vacinar todo efetivo do Hospital Regional, que é referência no tratamento da Covid-19, é uma esperança de dias melhores”, disse Mara.

A vacinação contra o novo coronavírus em Volta Redonda está na primeira fase e ocorre respeitando os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, priorizando trabalhadores da saúde; pessoas institucionalizadas (que residem em asilos) com 60 anos de idade ou mais; e pessoas institucionalizadas com deficiência.

Nesta segunda-feira, dia 25, profissionais do Hospital Unimed Volta Redonda receberam a primeira dose da vacina. Receberão também nesta semana os funcionários do Hospital Santa Cecília e Hinja. Há a previsão de que na semana que vem ocorra a vacinação dos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Testagem para Covid-19 agendada por aplicativo

O Hospital Regional disponibiliza gratuitamente exames de RT-PCR para detectar a Covid-19. O agendamento deve ser feito através do aplicativo “Dados do Bem” e a coleta é feita de 8h às 17h. O resultado fica pronto em até 72 horas e também é disponibilizado pelo app.

As pessoas devem baixar o app, responder o questionário de auto-avaliação e ao final do atendimento será disponibilizado um QR Code, que funcionará como voucher de confirmação. Esse voucher deve ser apresentado junto com a carteira da identidade do usuário para ter acesso ao exame.

Confira os locais que receberam a vacinação de 19 a 26 de janeiro

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde – UBSF Conforto
Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI) – Dom Bosco
UBSF (Atendimento Covid-19) – São João