Cinco unidades voltam a funcionar até março de 2021; revitalização no Vale Verde e Santo Agostinho começa imediatamente

A Prefeitura de Volta Redonda pretende reabrir as 35 unidades de CRAS (Centros de Referência da Assistência Social), que atendiam os morados do município até 2016, durante a gestão do atual prefeito Antônio Francisco Neto, até o meio do ano. Por meio de convênios com os governos Estadual e Federal, as obras de revitalização dos espaços começam na próxima semana pelos bairros Vale Verde e Santo Agostinho.

O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, que coordena o serviço visitou quatro unidades de CRAS nesta semana. Na segunda-feira (25), ele esteve, acompanhado do vereador Rodrigo Nós do Povo, no Vale Verde e Belo Horizonte. “O CRAS Vale Verde será reaberto no dia 1º de março. Começamos a revitalização na próxima segunda-feira (01) e dentro de um mês volta a atender à comunidade”, avisou Munir.

Na quarta-feira (27), o secretário esteve no CRAS Vila Americana, junto com o vereador Lela, e na unidade do São Luiz. Em todas as visitas, Munir também esteve com representantes da associação de moradores do local. “Também recebi no meu gabinete membros da associação de bairros do Santo Agostinho. Por conta do número de habitantes da região, esta unidade também terá prioridade. As obras começam na próxima semana”, contou Munir, afirmando que os bairros Belo Horizonte, São Luiz, Vila Americana e Santo Agostinho terão os CRASs funcionando até o final de março.

Ele explicou que a nova gestão encontrou todos os CRASs de Volta Redonda com as portas fechadas. “Abrimos imediatamente 12 unidades. Agora, vamos começar a revitalização dos espaços por estes cinco bairros. Mas a programação prevê que até meados de 2021 a população volte a contar com o atendimento em 35 CRAS, este importante equipamento da Atenção Básica da Assistência Social”, disse Munir.

CRAS
Os Centros de Referência à Assistência contam com equipe multidisciplinar que inclui assistente social, psicólogo, orientador social, entrevistador, facilitador de oficinas, além de funcionários administrativos. Entre os serviços ofertados estão Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); cadastros para Benefícios Eventuais; Benefício de Prestação Continuada (BPC); além do Cadastro Único e Programa Bolsa Família.

Foto: Geraldo Gonçalves/PMVR