Nesta segunda-feira, idosos de 77 anos estão sendo vacinados; confira o calendário de vacinação

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à vacinação contra a Covid-19 em idosos de 77 anos nesta segunda-feira, dia 22, nas 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Família (UBSF), de 09h às 16h. O município recebeu nesta manhã, 11.360 doses da vacina CoronaVac, com a chegada do novo lote, entregue por um helicóptero do Corpo de Bombeiros será possível ampliar a vacinação para os idosos de até 70 anos de idade, incluindo os acamados.
O município está seguindo a ordem decrescente de idade, conforme determinação do Ministério da Saúde. A secretaria estabeleceu um calendário de vacinação para essa semana, confira:

Segunda-feira, dia 22- 77 anos
Terça-feira, dia 23- 75 e 76 anos
Quarta-feira, dia 24 - 73 e 74 anos
Quinta-feira, dia 25- 71 e 72 anos
Sexta-feira, dia 26 - 70 anos
Sábado, dia 27 - Mutirão de idosos acamados

As unidades vão atender aos idosos que estão cadastrados no site da prefeitura ou na própria unidade de referência onde fazem acompanhamento. Além disso, qualquer pessoa, dentro da faixa etária prevista para a semana, mesmo sem cadastro, pode ir a um dos locais portando um documento de identidade ou cartão do SUS para ser vacinado.

Aplicação da segunda dose

A secretaria informou que a aplicação da segunda dose está ocorrendo normalmente para os já vacinados dentro do intervalo de 14 a 28 dias após terem recebido a primeira dose. Todas as pessoas que se vacinaram receberam no ato da aplicação um cartão de vacinação com as informações do lote da vacina e a data para a segunda dose. É preciso ficar atento a data para não perder o prazo da imunização.
O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, médico sanitarista Carlos Vasconcellos, esclareceu que o intervalo para a segunda dose da CoronaVac é de 14 a 28 dias, após a primeira dose, já quem tomou a vacina AstraZeneca (Oxford) o intervalo para a segunda dose é de três meses.

Profissionais de saúde

Além dos idosos dessa faixa etária (77 a 70 anos), profissionais de saúde (rede pública e privada) que ainda não foram vacinados devem realizar o cadastramento para a vacinação no site da prefeitura: www.voltaredonda.rj.gov.br.
A vacinação será realizada nas 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Família (UBSF). Os profissionais devem comparecer na unidade escolhida no cadastramento do site da prefeitura com os seguintes documentos:
- Carteira do conselho de classe para as categorias que possuem;
- CPF ou Cartão SUS;
- Carteira de trabalho ou outro documento que comprove estar em atividade na área da saúde;
- Cartão de vacinação, se tiver.