Parceria com Unimed local trará rapidez no diagnóstico e início imediato no tratamento contra a doença 

 

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar a partir deste sábado, dia 10, a utilização do teste de antígeno para o diagnóstico da Covid-19 na rede pública municipal. A iniciativa é uma parceria com a Unimed Volta Redonda. 

O resultado do teste é mais rápido e fica pronto em algumas horas, ou no máximo em até um dia, após a coleta do swab nasal. A eficácia supera os 90%. A implantação desse novo procedimento na rede pública é para garantir agilidade no diagnóstico e início imediato no tratamento aos pacientes positivos. O teste será indicado a pessoas sintomáticas, previamente avaliadas pelas equipes das unidades de saúde. 

A Secretaria Municipal de Saúde ressaltou que os médicos da rede pública possuem autonomia para prescrever os medicamentos que julgarem necessários para o tratamento junto ao paciente. 

Inicialmente, os testes de antígeno estarão disponíveis em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Família (UBSF) dos bairros: 249; Vila Mury; São João e Volta Grande e também nas unidades de emergência – UPA Santo Agostinho e o Serviço de Pronto Atendimento (Cais Conforto) – e nos hospitais municipais: São João Batista (HSJB); Munir Rafful (Retiro) e Nelson Gonçalves (antigo Cais Aterrado). 

A Prefeitura de Volta Redonda informou ainda que em breve os testes de antígeno serão inseridos em outras 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que já são referência no atendimento a casos suspeitos de Covid-19. 

Os pacientes vão receber o resultado do teste através do seu número de WhatsApp. Há ainda a opção de pegar o resultado na UBS onde foi realizado o procedimento. 

A Secretaria de Saúde reforça ainda que a rede pública municipal continuará mantendo os testes de RT-PCR (swab), principalmente, nos contactantes de pacientes positivos Covid-19 e em casos assintomáticos.

Pin It