Com o objetivo de fiscalizar o cumprimento das medidas de proteção à vida e garantir o controle urbano, a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) vem atuando de forma intensa nesses primeiros cem dias de governo. A corporação, que integra a força-tarefa da prefeitura na fiscalização das normas de combate à Covid-19, age em diversas frentes que vão desde a orientação da população sobre as principais formas de evitar a contaminação pelo coronavírus até o apoio às abordagens sociais da Secretaria Municipal de Ação Social (Smac), operações de fiscalização, ordenamento do trânsito e repressão a ilegalidades.

Em pouco mais de três meses, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) registrou 4.227 ocorrências, sendo que 528 desse total foram atendidas pela Guarda Municipal. Entre as principais ações estão: acidentes de trânsito; condutores flagrados dirigindo alcoolizados; documentos perdidos e devolvidos aos proprietários; veículos furtados que foram recuperados; roubos a transeuntes em que o suspeito foi detido pela corporação; cumprimento de mandato de prisão; prisões de suspeitos de crimes variados; apreensão de motocicletas e ciclomotores com chassi adulterado ou “barulhentas”; repressão ao crime de estelionato; prisões de suspeitos de crimes de importunação sexual e de estupro.

Através da Patrulha pela Vida, a Guarda Municipal orienta e solicita aos moradores o uso de máscaras. A ação acontece nos grandes centros comerciais, ônibus elétricos, dentro de estabelecimentos comerciais e nas vias públicas de maior movimento da cidade. Já na Guarda Presente, o efetivo percorre a cidade, nos pontos de maior circulação de pessoas, em sistema de rondas periódicas.

A GM de Volta Redonda possui ainda um Grupamento Ambiental, que atua diretamente nas ações de fiscalização, comércio, cativeiro e maus tratos a animais, prevenção a integridade do patrimônio público, entre outras tarefas. A Guarda participa ainda da força-tarefa, um trabalho coletivo com os órgãos de segurança onde são realizadas ações educativas, notificações e de interdição nas situações de descumprimento do Decreto Municipal que trata das regras de combate à Covid-19.

Uma das principais ações realizadas pela corporação durante esse período foi a fiscalização das motocicletas irregulares e ilegais, atendendo ao grande número de reclamações sobre barulho excessivo e desordem no trânsito. Durante a ação, que contou com o apoio da Polícia Militar, as motocicletas foram retiradas de circulação.

Outra importante ação é o apoio às abordagens sociais, realizada pela Smac, onde a equipe atende pessoas em situação de rua. O trabalho conta também com o auxílio da Polícia Militar.

O recolhimento de veículos em situação de abandono também fez parte das ações desses cem dias. Com o apoio das Associações de Moradores foram levantadas as demandas dos bairros e identificados os veículos em situação de abandono que colocavam em risco à população, tornando foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti e animais peçonhentos.

Para o comandante da GMVR, João Batista dos Reis, o cuidado com a cidade deve ser permanente.

“Nosso objetivo é manter a cidade organizada, com o trânsito fluindo e com as pessoas conscientes que estamos trabalhando para vencer essa pandemia. É preciso que a população entenda que a irregularidade afeta toda a cidade, por isso prezamos por manter a cidade em ordem. Nosso trabalho é estruturado para que todos os bairros sejam atendidos”, frisou.

Foto: Divulgação/PMVR