Pasta tem buscado de forma criativa minimizar custos da administração pública e os impactos da pandemia na economia do município

A prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), tem atuado desde o início do ano na captação de recursos para investimento em obras de infraestrutura e inovação. A pasta também tem buscado de forma criativa minimizar os custos da administração pública e os impactos da pandemia na economia do município, promovendo parcerias com empresas, universidades e entidades para a geração e preenchimento de vagas de emprego.

Um dos primeiros atos da SMDET nestes 100 dias de trabalho foi o mapeamento das necessidades básicas de cada bairro de Volta Redonda. As informações foram obtidas através das Associações de Moradores. A secretaria também tem coordenado os convênios e repasses oriundos da Caixa Econômica Federal, além de ter atuado massivamente na busca de captação de emendas parlamentares. Com a chegada destas verbas, a prefeitura teria ao menos um poder maior de promover investimentos em áreas como assistência social, saúde, esporte, lazer, infraestrutura e mobilidade urbana.

Outra medida tomada foi a inserção de uma proposta na plataforma “Mais Brasil”, do Ministério da Agricultura e Pecuária, pleiteando R$ 950.000,00 para a recuperação de estradas rurais do município. O objetivo é melhorar a trafegabilidade nesses locais, diminuindo também o risco de acidentes.

A secretaria também tem negociado com empresas e buscado recursos com agentes financeiros para a substituição das luminárias de vapor de mercúrio e sódio pelas lâmpadas de LED, em todas as ruas, avenidas, vielas, servidão e rodovias do município. Ainda na iluminação pública, foi apresentado junto à Light – concessionária de energia elétrica, o projeto Escola Sustentável, onde se espera reduzir 71,1% do consumo de energia nas unidades de ensino, promovendo uma economia mensal de R$ 91.503,33 aos cofres públicos. O projeto se encaixaria no Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cujo objetivo é reduzir o desperdício de energia, através da substituição de equipamentos.

“Esse foi o caminho que nós encontramos hoje para poder trazer recursos para o município e melhorarmos a qualidade de vida dos moradores de Volta Redonda”, disse o secretário da SMDET Sérgio Sodré.

A SMDET também tem se articulado para fomentar a geração de empregos na cidade e usa a criatividade para superar os impactos provocados pela pandemia da Covid-19. Nos primeiros 100 dias de governo, algumas reuniões com entidades como o Sebrae, Metalsul, Aciap, CDL e Sicomércio foram realizadas. Universidades da região e empresas privadas também participaram de encontros com o objetivo de serem integradas em uma parceria para a geração e absorção de mão de obra capacitada – formada pelas instituições de ensino.

“O prefeito Neto é um desenvolvimentista e nos deu uma missão; que é a de incentivar o capital intelectual e valorizar os talentos de Volta Redonda. E quando as empresas estão bem, as pessoas também estão. E nós queremos aproximar quem forma profissionais de quem precisa de mão de obra capacitada, desse jeito, com certeza, quem sai ganhando é a cidade”, considerou Sodré.

Foto: Divulgação/PMVR