Departamento inicia processo de ‘Acreditação’ e busca melhorias para atendimento na unidade

Os novos profissionais do setor de Qualidade do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), junto com a direção da unidade, promoveram na manhã desta terça-feira, dia 15, o primeiro encontro para iniciar o processo de Acreditação Hospitalar. De acordo com a ONA (Organização Nacional de Acreditação), se trata de um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, tendo como objetivo promover a qualidade e segurança de pacientes e colaboradores.

O departamento é composto pela médica oftalmologista Coordenadora da Qualidade, Ângela Arbach, pelo Assistente da Qualidade, Nilton Simões, e pelo Gestor da Informação, Rodrigo Franciuli. O evento reuniu diretores e coordenadores de todos os setores do hospital, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19.

De acordo com a diretora do HMMR, Márcia Cury, o desafio é que a unidade de saúde possa vir a se tornar um hospital modelo, prestando um atendimento de excelência à população de Volta Redonda. “Assumi novamente em janeiro de 2021 a direção do Hospital do Retiro e, desde então, venho me empenhando para colocar a ‘casa em ordem’. Contratamos novos profissionais para o setor de Qualidade, onde juntos iremos gerenciar ações para aumentar a segurança dos pacientes, acompanhantes, colaboradores e propor melhorias para a unidade. Além disso, também queremos proporcionar aos nossos colaboradores melhores condições de trabalho. Em minha gestão, vamos trabalhar incansavelmente para alcançar os melhores resultados e possibilitar um atendimento mais humanizado aos pacientes”, destacou Márcia.

Segundo a médica Ângela Arbach, para que o processo de Acreditação tenha êxito, é necessário o envolvimento de todas as equipes. “Precisamos realizar um trabalho em conjunto para tornar o HMMR um hospital de referência, oferecendo ao paciente um atendimento seguro e humanizado, inclusive para a comunidade e para o colaborador. Nosso maior desafio é trazer Acreditação e a certificação de qualidade no atendimento”, ressaltou a médica.

O projeto demonstra ainda a responsabilidade e comprometimento da atual direção do hospital com a segurança, com a ética profissional, com os procedimentos e com garantia da qualidade do atendimento à população. Tendo como benefícios também a credibilidade junto à população, o trabalho seguro e eficiente, a diminuição de desperdícios, a diminuição de retrabalhos, a redução de custos, a padronização dos processos e a criação de ciclos de melhoria. Com a Acreditação, a unidade de saúde está evidenciando a sua qualificação e demonstrando para os clientes internos e externos, e também para a comunidade em geral, que o hospital alcançou um padrão de gestão da assistência pela ONA.

Foto: Divulgação/PMVR