Meta de vacinação é de 91 mil pessoas, apenas 40 mil se vacinaram

Não é novidade que as mudanças de estações interferem na saúde das pessoas. Com a chegada do inverno, que começou oficialmente nesta segunda-feira (21), os especialistas alertam para maior atenção às doenças respiratórias. Uma das medidas para amenizar a sobrecarga dos serviços de saúde nesta época e em tempos de pandemia é a vacinação contra a Influenza, que assume maior relevância para proteger a população vulnerável com risco de desenvolver formas graves da gripe.

A meta vacinal em Volta Redonda é de 91 mil pessoas. Porém, faltando quase 15 dias para o término da campanha de vacinação no município, que está prevista para encerrar no próximo dia 9 de julho, apenas cerca de 40 mil pessoas se vacinaram contra a gripe. Por isso, a Secretaria de Saúde alerta para a necessidade de se vacinar o quanto antes.

“A gripe tem um alto impacto na sociedade porque ela é muito transmissível e altamente infecciosa. Por isso, atingindo o público-alvo, a gente vai conseguir diminuir esse impacto dentro do sistema de saúde que pode está sobrecarregado pela pandemia”, explicou a médica de família da Secretaria Municipal de Saúde, Silvia Mello dos Santos.

Além disso, a vacinação promove uma diminuição da circulação viral, o que permite mais ênfase de atendimento do profissional de saúde aos casos de Covid-19. “Os sintomas da gripe e da Covid-19 se parecem. A vacinação ajuda também na questão do diagnóstico diferencial, pois ajuda o profissional de saúde a entender que aquela pessoa realmente pode ser um caso suspeito de Covid, por já ter se vacinado contra a gripe”, explicou Silvia, lembrando que quem se vacinou contra o novo coronavírus deve aguardar 15 dias para receber a dose contra a gripe.

Onde se vacinar?


As doses estão sendo ministradas das 8h às 16h em todas as unidades de saúde do município, exceto nos polos de Covid-19 que ficam nos bairros 249, Vila Mury, São João, Siderlândia e Volta Grande.

Quem pode se vacinar?


Podem se vacinar contra gripe trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas e lactantes, crianças de 06 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias, idosos a partir de 60 anos, professores, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário, trabalhadores portuários, Força de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, funcionário de Sistema de Privação de Liberdade; pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e adolescentes e jovens com Medida Sócio Educativas.

Ainda fazem parte do público-alvo pessoas com doenças respiratórias crônicas, diabetes, imunossupressão, doenças cardíacas crônicas, doenças renal crônica, obesos, transplantados, doença neurológica crônica e portadores de trissomias. Para fazer a vacina contra gripe é necessário apresentar o cartão do SUS, documento de identidade e carteira de vacina, além de documento que comprove a doença.

 

Foto: Geraldo Gonçalves- Secom/PMVR 

Pin It