Pacientes que têm encaminhamento médico para realizar o procedimento devem procurar o DIPA na sede da Secretaria de Saúde, entre 8h e 16h

A Prefeitura de Volta Redonda inicia a primeira etapa para retomada das cirurgias eletivas de catarata nesta segunda-feira, dia 28. Os pacientes que têm encaminhamento médico para realizar o procedimento, incluindo os que já fizeram a cirurgia em um dos olhos, devem entregar a documentação no DIPA (Departamento de Informação, Programação e Avaliação), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (antigo Hospital Santa Margarida), a partir desta segunda-feira, dia 28, de 8h às 16h.

“Os pacientes na fila de espera serão convocados para os exames pré-operatórios que começarão no dia 02 de julho e vão até o dia 05. Essa triagem médica tem por objetivo verificar as condições clínicas do paciente, sobretudo, constatar se está apto para a cirurgia”, explicou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, reforçando que, a princípio, os atendimentos serão voltados apenas para os pacientes que estão na lista de espera da rede pública.

As cirurgias de catarata, interrompidas há mais de dois anos na rede pública municipal, voltam a ser realizadas no próximo mês. A previsão é que as cirurgias comecem efetivamente a partir do dia 06 de julho, pois a Secretaria de Saúde já licitou o serviço no último dia 10. Foram contratados quatro mil procedimentos e na primeira fase a meta é realizar 600 cirurgias.

“No mês de aniversário de Volta Redonda, a população é que vai ganhar o presente. O longo tempo sem a oferta do serviço gerou uma demanda reprimida de quase três mil pacientes. Com trabalho e dedicação, começamos a zerar esta fila no próximo mês”, disse o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto.

A empresa contratada utilizará um centro cirúrgico oftalmológico móvel, em um veículo adaptado, que ficará estacionado na Ilha São João, onde vai promover os atendimentos. Para o próximo dia 05, está programada a vistoria da Vigilância Sanitária no local. As cirurgias dentro da unidade móvel seguirão as medidas de prevenção à Covid-19 e as normas de higiene e segurança estabelecidas pela Vigilância em Saúde.

A cirurgia é um procedimento considerado simples para trocar o cristalino, embaçado pela catarata, por uma lente artificial. Em média, a intervenção dura entre 10 a 20 minutos.