Primeiro encontro, coordenado pela equipe da CoordJuv, foi realizado nesta semana com representantes de seis secretarias municipais

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Coordenadoria Municipal de Juventude (CoordJuv), abriu nesta semana o calendário de capacitações para membros titulares e suplentes do Comitê Governamental de Articulação e Acompanhamento da Política Municipal de Juventude. O primeiro encontro foi realizado na última quarta-feira, dia 23, no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplag), em dois turnos, respeitando as normas sanitárias de prevenção à Covid-19.

Participaram da capacitação representantes das secretárias municipais de Planejamento; Esporte e Lazer (Smel); Ação Comunitária (Smac); Cultura (SMC); Gabinete de Estratégia Governamental (Gegov); e da Fundação Beatriz Gama (FBG). A reunião abordou o que são políticas públicas, a elaboração e execução, como as políticas devem ser construídas e qual é o fluxo necessário para que tenham efetividade e tragam retorno à população.

Também foi tratada a importância dos comitês, conselhos e conferências municipais. Além da relevância do trabalho integrado entre a sociedade civil e poder público para garantir a eficácia dessas políticas.

O encontrou foi conduzido pelo servidor público, Kaique Maia, que tem graduação em administração pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e representa a Secretaria de Cultura, nos conselhos municipais.

A coordenadora de Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez, avisa que a próxima capacitação será realizada em agosto, após a Conferência Municipal que vai eleger o Conselho Municipal da Juventude. “Os encontros também serão direcionados em vídeos aos jovens, para apresentar a importância da juventude nos espaços de discussões. Os vídeos estarão disponíveis no canal da CoordJuv e também serão cedidos a todos os conselhos municipais da cidade para que possam utilizar o material de acesso comum a todo o governo”, disse.