Unidade é a 29ª que voltou a funcionar em apenas dez meses de governo; até o final do ano expectativa é ter 35 centros funcionando

Dando continuidade às reaberturas dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), entregou na manhã desta sexta-feira, dia 17, a unidade do Rústico, totalmente revitalizada. O centro recebeu o nome de Jonathan Manoel da Silva, em homenagem a um antigo morador do bairro, e é o 29º a retomar o atendimento à população desde janeiro deste ano.

No espaço, que estava fechado antes da revitalização, foram realizados os serviços de pintura, mudança de móveis, troca de internet e manutenção da rede elétrica e a troca de lâmpadas para as de LED. A cerimônia de reabertura contou com a presença do secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, a equipe da Smac, vereadores e outros secretários municipais.

Belquis Oliveira da Silva, filha do homenageado, estava emocionada com a reabertura do espaço.

“Meu pai foi praticamente criado no Rústico e presidente da associação de moradores por muitos anos. Dedicou à vida as questões sociais. Sua principal missão era de acolher as pessoas. Ver o nome dele nesse Centro de Referência é como dar continuidade ao trabalho dele. Estamos muito agradecidos e emocionados”, disse Belquis.

De acordo com a coordenadora do Cras, Débora da Silva Oliveira, o Centro de Referência tem capacidade para atender cerca de 1.800 famílias.

“Além das oficinas que serão oferecidas para a comunidade, disponibilizamos atendimentos para os benefícios eventuais como ‘Cesta Básica’, ‘Auxilio Funeral’, ‘Aluguel Social’ e acompanhamento das famílias em geral”, disse a coordenadora.
A equipe do Cras é composta por professores, entrevistador do Cadastro Único (CadÚnico), psicóloga, assistente social, administrativo e oficineiros. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

O Secretário Municipal de Ação Social aproveitou a ocasião para lembrar que até o final do ano, os 35 Cras que existiam na cidade há quatro anos estarão reabertos.

“Nosso objetivo é manter a nossa rede de atendimento e ampliar cada vez os serviços oferecidos. Quero aproveitar a agradecer aos meus colegas de trabalho e a minha equipe, que não tem medido esforços para que esses espaços voltem a funcionar”, destacou Munir Francisco.

Foto: Geraldo Gonçalves- Secom/PMVR