Medida inclui trabalhadores em serviços emergenciais e unidades de vacinação, imunizados há mais de quatro meses; e pessoas com comorbidades vacinadas há mais de seis meses

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), estende a partir desta quinta-feira, dia 14, em todas as Unidades de Saúde, a terceira dose da vacina contra a Covid-19 para profissionais de saúde que atuam em hospitais, serviços emergenciais e unidades de vacinação – que tomaram a segunda dose há mais de quatro meses– independente da faixa etária.

Os profissionais de saúde em geral, acima de 40 anos, que tomaram a segunda dose, ou dose única, há pelo menos seis meses, com data limite até 23/04/2021, continuarão recebendo a dose de reforço em Volta Redonda. Nesse grupo está incluído cuidadores de pessoas acamadas e profissionais de serviços de interesse à saúde. Todos devem comprovar atuação na área, sendo necessária apresentação do cartão de vacinação Covid que comprove a aplicação das doses anteriores.

A ampliação da terceira dose também atinge as pessoas com comorbidades acima de 40 anos, vacinadas com a segunda dose há mais de seis meses. O critério de definição das comorbidades é o determinado pelo Ministério da Saúde, as pessoas com condições clínicas específicas devem comprovar com atestado, laudo ou receita médica, além da apresentação do passaporte da vacinação.

A vacinação contra a Covid-19 acontece em todas as 46 Unidades de Saúde (UBS e UBSF), das 9h às 16h. Sendo que as unidades do bairro: São João, 249, Vila Mury e Volta Grande estarão funcionando em horário estendido até às 21h e as Unidades de Saúde do Siderlândia, Vila Rica/Tiradentes, São Geraldo, Santo Agostinho e Santa Cruz até às 18h.

Terceira dose para idosos e imunossuprimidos

Pessoas de 60 anos a 79 anos e idosos acima de 80, vacinados com há pelo menos seis meses com a segunda dose, seguem recebendo a dose de reforço na rede de Atenção Básica (UBS e UBSF). Imunossuprimidos graves possuem intervalo de 28 dias entre a segunda e terceira dose.
O novo cronograma estabelece que as pessoas de 60 a 79 anos, vacinadas com as duas dose até 23/04/2021, recebam a dose de reforço, a partir desta quinta-feira. Além de idosos acima de 80 anos que tomaram a segunda dose até 16/07/2021.
Pessoas com imunossupressão grave vacinadas com as duas doses até 16/09/2021 devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima para fazer a dose de reforço.

Primeira e segunda dose

A primeira dose permanece disponível para pessoas acima de 12 anos, que ainda não se vacinaram por algum motivo. As segundas doses da AstraZeneca (Oxford) estão disponíveis para quem tomou a primeira dose até 19/08/2021, caso acabe as remessas de AstraZeneca, a pessoa apta a receber a dose neste dia poderá optar pela intercambialidade de vacinas e receber a segunda dose da Pfizer.

As segundas doses da Pfizer também estão sendo ofertadas aos vacinados com a primeira dose até 19/08/2021. O intervalo para as segundas doses das vacinas AstraZeneca e Pfizer é de oito semanas. As segundas doses da CoronaVac para os vacinados com a primeira até 24/09/2021, obedecendo o intervalo de 21 dias.

Foto: Geraldo Gonçalves- Secom/PMVR