Município apresenta 18% de cobertura vacinal no comparativo entre 16 cidades do estado do Rio de Janeiro

Volta Redonda tem o melhor índice do estado em doses de reforço da vacina contra a Covid-19. A cobertura vacinal da terceira dose no município é de 18% da população, maior que as obtidas nas demais cidades. O levantamento é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com base no banco de dados do Ministério da Saúde.

O município já aplicou, até o momento, 49 mil terceiras doses que correspondem a 18% da população em geral e 20,9% da população acima de 12 anos. A dose de reforço foi ampliada a toda população maior de 18 anos por determinação do ministério.

Volta Redonda segue intensificando a aplicação da dose de reforço nas Unidades de Saúde para pessoas acima de 18 anos vacinadas com a segunda dose até 30/06/2021, o intervalo para o recebimento é de pelo menos cinco meses.
Continuam recebendo a dose de reforço: idosos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos três meses. Imunossuprimidos também recebem o reforço na imunização após 28 dias da segunda dose.

O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, médico sanitarista, Carlos Vasconcellos, ressaltou a importância da dose de reforço na imunização contra a Covid-19.
“As pessoas aptas a receber a dose de reforço devem procurar a unidade de saúde mais próxima e fazer a vacinação. Todas as pessoas devem se vacinar para garantir a proteção contra a Covid-19, principalmente nesse período de fim de ano com as confraternizações de Natal e ano novo, os protocolos de segurança precisam ser mantidos, inclusive o uso de máscara, higienização das mãos e a vacina no braço”, disse o médico.

Foto: Geraldo Gonçalves- Secom/PMVR