Unidade fica ao lado do Hospital São João Batista e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h

O Hemonúcleo de Volta Redonda está convocando a população para ajudar na reposição do estoque de sangue. O motivo foi a queda no número de doações no período de festas e férias, e consequentemente, o desabastecimento do banco de sangue. A unidade fica ao lado do Hospital São João Batista (HSJB) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
O local atende o HSJB, além de outras três instituições: Hospital Dr. Munir Rafful (Hospital do Retiro), Hospital Nelson Gonçalves (antigo Cais Aterrado), Hinja, além da Agência Transfusional de Piraí e Hospital de Pinheiral.

O responsável pelo setor, o médico hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, explicou que neste período do ano, o número de doações é bastante reduzido, em contrapartida aumenta a quantidade de transfusão de sangue.

“Devido aos acidentes comuns neste período, o número de transfusão é bem maior. Além disso, nesta época muita gente viaja de férias e deixa de doar sangue. Por isso, fazemos um apelo à população para que nos ajude a manter o nosso estoque de sangue. Esse período é um dos mais críticos do ano, já que as festas e as férias de verão refletem diretamente no movimento de doadores”, disse o médico.
 
Para ser um doador é preciso manter um estilo de vida saudável, não ter comportamento de risco e respeitar o intervalo mínimo entre as doações, que é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

Para doar
O interessado precisa estar em um bom estado de saúde, portar documento com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas), não estar em jejum e nem ter ingerido alimentos gordurosos e bebida alcoólica no dia anterior a doação.

Pin It