Procedimentos de alta complexidade serão feitos no Hospital São João Batista, neste sábado (5); programa pioneiro já atendeu mais de 2 mil jovens

O projeto Coluna Reta, programa pioneiro da Prefeitura de Volta Redonda para diagnóstico precoce e tratamento da escoliose idiopática, vai mudar a vida de mais duas adolescentes do município. Rayane e Yandra têm indicação para cirurgia e os procedimentos serão realizados neste sábado, dia 5, no Hospital São João Batista (HSJB), pelo ortopedista especialista em coluna, Juliano Coelho, que é responsável pelo projeto.

“A cirurgia é a realização de um sonho familiar e uma nova vida para Rayane”. Com esta frase, a mãe da paciente Rayane Clara de Oliveira resumiu a expectativa em relação à cirurgia para corrigir a escoliose idiopática da filha. Cláudia Clara contou que desde a descoberta do problema, quando Rayne tinha 15 anos, a família busca uma solução.

“Com o Coluna Reta, em menos de seis meses ela fará a cirurgia. Só tenho a agradecer”, disse.

Cláudia, que mora com a família no bairro Vila Mury, cita que, atualmente, o maior problema de Rayane é a convivência com a dor. Mas relembrou que ela passou a adolescência sem poder usar as mesmas roupas que as colegas, por conta do colete ortopédico.

“Até o uniforme escolar tinha que ser trocado por um tamanho maior. Minha filha passou anos escondendo o corpo e o colete debaixo de blusas largas. Agora, falta muito pouco para isso fazer parte do passado”, comemorou.

A internação das duas pacientes beneficiadas com a cirurgia de coluna será na tarde desta sexta-feira, dia 4. Ao lado de Rayane nesta conquista está Yandra Talita da Silva Carvalho, que mora no Retiro. Yandra descobriu a escoliose na infância e afirma que o diagnóstico sempre apontou para a cirurgia.

“Estou muito feliz com a agilidade do projeto Coluna Reta. Espero pela cirurgia há quase dez anos e, finalmente, vou operar. Felizmente, sinto dor apenas quando faço muito esforço físico, mas sei que a cirurgia é importante para o problema não evoluir ainda mais”, disse Yandra, alegando viver um misto de alegria e ansiedade para passar pelo procedimento neste sábado.

Cuidados no pós-operatório
Após a cirurgia, o paciente fica internado por cerca de uma semana para analgesia (recebendo medicamentos para controle da dor). Porém, no dia seguinte ao procedimento, já consegue caminhar sob supervisão do médico ortopedista, Juliano Coelho, que faz a cirurgia.

Em três semanas, são retirados os pontos e a partir daí, iniciam as sessões de fisioterapia do Coluna Reta, na Policlínica da Cidadania, que fica no Estádio da Cidadania Raulino de Oliveira. Entre 60 e 90 dias, o paciente pode retomar suas atividades físicas.

Coluna Reta é projeto pioneiro no Brasil
O Coluna Reta, pioneiro no país, tem como objetivo a prevenção e o tratamento da escoliose idiopática. Desde a implantação, em junho de 2021, 2.368 crianças e adolescentes foram atendidas e mais de 60 foram diagnosticadas com escoliose. Destas, 18 tem indicação para cirurgia. A programação é que sejam realizadas mensalmente duas cirurgias no Hospital São João Batista, sempre aos sábados.

Destinado a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, o programa busca o diagnóstico precoce e tratamento desses pacientes de forma contínua. Nos casos de indicação cirúrgica, o procedimento visa oferecer qualidade de vida aos pacientes, não só a correção postural, mas a prevenção a tempo de evitar danos aos órgãos.

Os atendimentos do Coluna Reta são feitos às sextas-feiras na Policlínica da Cidadania, que fica no Estádio da Cidadania. Todas as crianças e adolescentes que já foram atendidos voltam para avaliações após um ano.

O ortopedista Juliano Coelho reforça que, apesar de pouco conhecida pela população, a Escoliose Idiopática atinge milhões de pessoas no Brasil e em todo o mundo. Mais comum em meninas, ela acomete em torno de 4% da população mundial.

“Nosso objetivo com a cirurgia é estabilizar a coluna para evitar a piora, pois se não fizer nada, o problema vai agravando cada vez mais”, disse o médico.

 

Foto: Geraldo Gonçalves- Secom/PMVR

Pin It