Desse total, 150 fizeram o processo para retirada do RG e outras 950 com agendamento para o Detran

Mais de mil pessoas foram beneficiadas esta semana em Volta Redonda por meio da “Ação Social” do governo do estado do Rio de Janeiro para retirada da carteira de identidade civil (RG). O projeto foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran).

Desse total, 150 fizeram o processo, como colher digital e tirar foto, na sede da Secretaria Municipal de Ação Social (Smac) e outras 950 já saíram com horário marcado no Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran) para o procedimento.

O objetivo da ação foi possibilitar que as pessoas, principalmente os usuários da rede de assistência social do município, tivessem a emissão da primeira via ou atualização da carteira de identidade civil (RG), gratuitamente.

Por causa da pandemia, o atendimento na secretaria foi restrito. Por isso, a ação além de disponibilizar os documentos na hora, agendou outras 950 pessoas no Detran, para retirar a primeira via ou atualização da carteira de identidade civil (RG). Ao todo, 1.100 pessoas tiveram a possibilidade de requerer o seu documento.

De acordo com o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, esse projeto do governo do estado do Rio de Janeiro, leva dignidade para as pessoas.
“Além de existir dificuldade para agendar serviços no Detran, muitas pessoas, que perderam seus empregos durante a pandemia, estão sem condições financeiras para pagar o Documento Único do Detran de Arrecadação, o Duda. Pensando nisso, articulamos essa ação social, junto ao governo do estado e a presidência do Detran, para que a população conseguisse emitir a primeira via ou atualizar o RG. O acesso a documentação civil é um direito e traz dignidade para as pessoas”, explicou Munir.

Foto: Divulgação- Secom/ PMVR