Dessa vez os beneficiados serão cem crianças e adolescentes dos bairros Belo Horizonte e Três Poços

Na próxima segunda-feira, dia 21, acontece, na sede do 22º Grupamento de Bombeiros Militar, a aula inaugural do projeto Bombeiro Mirim em Volta Redonda. Os beneficiados serão cem crianças e adolescentes dos bairros Belo Horizonte e Três Poços. A iniciativa é realizada através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e o 22º Grupamento de Bombeiros Militar.

O projeto trabalha na busca de formação de líderes, capacitando crianças e adolescentes de 7 a 16 anos para o enfrentamento de situações de emergência, provocando mudanças comportamentais nas áreas ambientais, sociais e defesa civil, valorizando a vida.

De acordo com o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, o objetivo do projeto é desenvolver nos participantes a percepção de riscos, buscando criar uma cultura preventiva.

“O projeto significa mais oportunidade às crianças e adolescentes para que construam uma cidade e um futuro melhor para todos nós, através de mudanças comportamentais. Além disso, essas crianças e adolescentes se tornam multiplicadoras de informações úteis entre as famílias e a comunidade. O Corpo de Bombeiros tem muita credibilidade junto à população, então fazer uma parceria com uma instituição desse porte é muito importante”, disse o secretário.

O curso, que oferece 50 vagas para cada bairro, terá início no dia 22. As atividades do projeto Bombeiro Mirim ocorrem nos CRAS nas terças e quintas-feiras. Para os alunos inscritos no Cras do Belo Horizonte (Rua Nestório, s/nº), o horário é das 9h às 11h, e para os inscritos no bairro Três Poços (Rua Érica Berbet, nº 5), das 14h às 16h.

O Bombeiro Mirim terá aulas práticas e teóricas, palestras informativas, atividades recreativas, visitas programadas e reuniões com as famílias. Serão abordados durante o projeto, os temas prevenção e combate a incêndio, salvamento, defesa civil, civismo e cidadania, noções de saúde e higiene, drogas, doenças sexualmente transmissíveis, meio ambiente e educação para o trânsito.