Voluntários devem comparecer ao hemonúcleo, que funciona no Hospital São João Batista, nesta quinta e sexta-feira, dias 24 e 25, das 7h às 13h

O Núcleo de Hemoterapia de Volta Redonda, que funciona no Hospital São João Batista (HSJB), quer garantir o estoque de sangue para o feriado prolongado de Carnaval. Os doadores voluntários devem comparecer entre 7h e 13h, nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25, ao Banco de Sangue, que fica fechado para coleta a partir deste sábado, 26, até quarta-feira, 2. O objetivo é intensificar a doação no período que antecede o Carnaval, quando a demanda por hemocomponentes é maior.

O coordenador técnico do Núcleo de Hemoterapia, o médico hematologista Luiz Gonzaga Lula de Oliveira Lima, explicou que, historicamente, o número de transfusões aumenta em feriados prolongados.

“Há maior número de acidentes envolvendo veículos automotores e crescimento da violência, muitas vezes por conta do consumo excessivo de álcool”, afirmou.

Ele acrescentou que se tornar um doador voluntário periódico é um ato de solidariedade.

“Os homens podem doar com um intervalo de dois meses, e as mulheres precisam de um intervalo de três meses entre as doações”, informou Lula, lembrando que o Núcleo de Hemoterapia fornece hemocomponentes para quatro unidades de saúde em Volta Redonda, e para mais duas em municípios vizinhos.

Como doar?
O Banco de Sangue funciona no Hospital São João Batista e a captação de doadores é feita das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Antes da coleta, todos passam por triagem clínica. E após o procedimento, a equipe separa os hemocomponentes (hemácias, plasma e plaquetas).

A hemácia é o componente mais usado em caso de acidentes de trânsito e ocorrências como AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico, que aumentam no fim do ano. Por isso, a importância de garantir o estoque. A duração deste componente é de 42 dias.

Requisitos para ser doador
Pessoas entre 16 e 69 anos (menores de 16 e 17 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis);

Estar em boas condições de saúde (quem apresentar febre, gripe ou outras infecções não deve doar sangue);

Aguardar 2 dias se foi vacinado contra a Covid-19 com a vacina CoronaVac;

Aguardar 7 dias se foi vacinado contra a Covid-19 com outro imunizante.

 

Foto: Divulgação- Secom/PMVR

Pin It