Atividade é regular e faz parte do enriquecimento ambiental, sendo oferecida a todas as espécies

Os animais do Zoológico Municipal de Volta Redonda (ZOO-VR) ganharam picolés de frutas para se refrescarem do calor. Nas últimas semanas estão sendo registradas altas temperaturas na região, nessa quarta-feira (9), por exemplo, os termômetros marcaram 35ºC em Volta Redonda.

Frutas tradicionais como a jaca foram congeladas com outros aperitivos, se transformando em um delicioso e refrescante picolé para os animais, principalmente os mamíferos, que vivem no zoológico.

A atividade é frequente, principalmente no verão, e faz parte do enriquecimento ambiental, estimulando os comportamentos naturais de cada espécie, conforme explica um dos biólogos do ZOO-VR, Jeferson Miranda.

“O enriquecimento ambiental favorece uma qualidade de vida ao animal. Em dias quentes fornecemos picolés de frutas, que são preparados pela nossa equipe. Este picolé, em especial, foi feito com suco de jaca e ração, os animais gostam bastante e atende, principalmente, os primatas”, disse.

O biólogo ainda ressaltou que os picolés também são oferecidos aos grandes felinos, entretanto, a fruta é substituída por carne congelada. As guloseimas de verão, segundo Jeferson, respeitam a dieta recomendada para cada espécie.

Além da alimentação especial, outras medidas são tomadas para combater o calor, como água fresca, que é disponibilizada nos recipientes em cada recinto para os animais.

ZOO-VR

O Zoológico Municipal de Volta Redonda fica numa área de mais de 150 mil metros quadrados de área, na Rua 93C, nº 1.171, na Vila Santa Cecília. Além de 260 animais de 105 espécies, o ZOO-VR oferece espaço para piquenique, parquinho para as crianças, que inclui brinquedos para Pessoas com Deficiência (PCDs), e área verde para o lazer, já que está situado em meio à mata atlântica, no entorno da Floresta da Cicuta.

Fotos: Cris Oliveira.
Secom/PMVR