Pessoas entre 18 a 40 anos não retornaram às unidades de saúde para completar o esquema vacinal

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda está convocando quem tem entre 18 a 40 anos e ainda não tomou a terceira dose da vacina contra a Covid-19. Esses moradores devem buscar atendimento em uma das 46 unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs) para atualizar o cartão de vacinas. Cerca de 50 mil pessoas estão aptas a tomarem a terceira dose da vacina em Volta Redonda, enquanto 137.847 pessoas já cumpriram o esquema vacinal.

Em Volta Redonda, a terceira dose está sendo disponibilizada as pessoas que receberam a segunda dose até 21/12/2021. Os moradores devem apresentar no ato da vacinação, o comprovante vacinal Covid, CPF ou cartão SUS.

Para completar o esquema vacinal contra a doença, são necessárias duas doses (1ª e 2ª) mais o reforço (3ª dose) – com intervalo mínimo e três meses após a segunda dose. Por determinação do Ministério da Saúde, a terceira dose é aplicada em todas as pessoas a partir de 18 anos. Adolescentes imunocomprometidos, de 12 a 17 anos, também foram incluídos no reforço, recentemente.

O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, o médico sanitarista Carlos Vasconcellos, alertou que a Covid-19 não acabou apesar da redução nos índices de internação e nas taxas de positividade dos exames.
“Devido à estabilidade dos dados epidemiológicos, as pessoas têm uma falsa impressão que a pandemia acabou, mas não é verdade. A Covid-19 continua infectando e as pessoas sem a terceira dose estão desprotegidas, por isso, a secretaria de Saúde convoca todos os moradores acima de 18 anos que ainda não se vacinaram a procurar a unidade de saúde mais próxima e completar o esquema vacinal”, disse.

Doses aplicadas

Volta Redonda já aplicou 242.187 primeiras doses, 224.371 segundas doses e 137.847 terceiras doses. A quarta dose está sendo direcionada em idosos de 70 anos ou mais, o município já aplicou neste público 11.022 doses. Lembrando que a quarta dose também está sendo oferecida a imunossuprimidos, acima de 18 anos, que tenham recebido a terceira dose até 21/11/2021.

Testagem para Covid-19

Todas as unidades básicas de saúde estão oferecendo a testagem para diagnóstico da Covid-19. Pessoas com sintomas gripais leves devem procurar a unidade básica, sem agendamento.
Os testes disponíveis para detecção da Covid-19 na rede pública são os de antígeno e RT-PCR. Vale ressaltar que os atendimentos emergenciais continuam sendo feitos nas unidades de referência.
Carlos Vasconcellos ressaltou que apesar da diminuição na taxa de positividade, o município ainda registra casos positivos. “Em média estamos registrando 30 casos positivos diariamente”, disse.

Serviço

O município conta com 46 unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs), o horário de atendimento é das 08h às 16h. Algumas unidades funcionam com horário estendido, até as 18h30: 249, Siderlândia, Jardim Paraíba, São Geraldo, Vila Rica/Tiradentes, Açude 1, Vila Mury, Santa Cruz, Santo Agostinho e Volta Grande.

Foto: Cris Oliveira- Secom/PMVR