Redução de casos de Covid-19 e ampliação de vacinação permitiu mudança de critérios para doações de córneas

O Banco de Olhos de Volta Redonda, localizado no Hospital São João Batista, registrou um aumento de aproximadamente 50% no número de doadores de córneas nesse primeiro trimestre de 2022. Atualmente, a entidade conta com 22 doadores, contra 11 registrados nos três primeiros meses do ano passado. Dentre os principais motivos para essa mudança, estão o avanço da vacinação e a consequente redução de casos de Covid-19 no município.

De acordo com o Dr. Gustavo Guerra, um dos oftalmologistas responsáveis pelo Banco de Olhos, a ausência de casos documentados de transmissão do coronavírus em tecidos de córneas permitiu atualizar os critérios para as doações.

“O Ministério da Saúde realizou uma nova análise da situação, principalmente por conta do aumento no número de pacientes que esperam por um transplante, e pudemos atualizar os critérios. Com isso, as reuniões familiares tiveram resultados mais positivos, e as possibilidades de doação aumentaram”, explicou o oftalmologista.

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Banco de Olhos de Volta Redonda havia registrado uma redução no número de doadores, por conta dos critérios impostos no combate ao coronavírus. Na ocasião, foi necessário o desenvolvimento de protocolos de prevenção para controle do coronavírus.

Entidade investe em capacitação para ampliar doações

O Banco de Olhos de Volta Redonda já forneceu ao Programa Estadual de Transplante (PET) mais de 1.820 córneas que foram transplantadas, desde a sua criação, em 2010. E para incentivar as famílias e ampliar mais o número de doadores, o Banco de Olhos de Volta Redonda está investindo em sensibilização e treinamentos em hospitais e instituições parceiras.

A primeira capacitação do ano aconteceu com toda a equipe multidisciplinar do Hospital Regional do Médio Paraíba Doutora Zilda Arns Neumann. O principal desafio da entidade para os próximos anos é desenvolver um trabalho de estímulo com familiares, hospitais e serviços de pronto atendimento, para que os óbitos sejam informados assim que ocorrerem.

“A meta para este ano é alcançar novas instituições, fazendo com que a quantidade de profissionais treinados para as notificações de óbitos cresça cada vez mais”, frisou a oftalmologista Gilmara Furtado, que também é responsável pelo Banco de Olhos de Volta Redonda.

O Banco de Olhos de Volta Redonda informa que para a notificação de óbitos de possíveis doadores, os telefones de contato são: 08000-225742, (24) 33433935 e (24) 99974-6595. A unidade que se encontra no Hospital São João Batista está aberta para visitação, com o objetivo de esclarecer a população sobre a importância da doação de córneas. Qualquer pessoa entre 10 e 80 anos pode ser um doador, basta manifestar em vida seu desejo aos familiares.

Foto: Cris Oliveira- Secom/PMVR