Com cerca de R$ 1 milhão em investimentos, reforma geral do prédio contempla informatização e climatização

A obra da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Guanahyro Ferreira Netto, no bairro Santa Cruz, segue avançando. A cobertura do local foi finalizada, permitindo mais agilidade ao trabalho no interior da unidade. Atualmente, o local recebe a construção de um muro, com a estrutura anexa à unidade recebendo o trabalho de emboço. Também já foi iniciada a passagem das novas tubulações hidráulica e de esgoto, com a marcação das instalações elétricas.

A obra prevê a reforma geral do prédio, inclusive com informatização e climatização do ambiente, priorizando a circulação do ar e de pessoas. O projeto, com investimento de R$1.033.088,68, conta ainda com a ampliação da central de esterilização e um abrigo para resíduos sólidos. A previsão é que a reconstrução seja concluída no segundo semestre.

A UBSF do Santa Cruz atende cerca de 12 mil pessoas, recebendo também a população dos bairros Santa Rita do Zarur, Voldac, Ingá I e II, além de outras localidades próximas. Após a reforma, moradores poderão contar com a cobertura de quatro equipes de estratégia de Saúde da Família, com médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários.

A reforma da UBSF do Santa Cruz começou em 2019 e acabou paralisada, porque o projeto precisou ser alterado para atender às normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que estão previstas na construção de unidade básica de saúde para receber equipes da estratégia de saúde da família.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também está pleiteando a instalação de uma base fixa e uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que atenderá aos chamados da localidade 24 horas por dia. A unidade funcionará em horário estendido até as 22h, e aos sábados.

“Com a reforma, a previsão é aumentar o atendimento de estratégia de Saúde da Família dessa localidade, que, de acordo com as estimativas, concentra cerca de 30 mil moradores”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.

A SMS já concluiu a reforma de 10 Unidades Básicas de Saúde na atual gestão.

Foto: Divulgação/Secom PMVR