Curso preparatório para ingresso no ensino superior tem parceria com a UFF

Os quarenta estudantes selecionados para a primeira turma do Pré-Enem gratuito da Prefeitura de Volta Redonda participaram de aula inaugural na noite de segunda-feira, 18, no auditório da UFF (Universidade Federal Fluminense), parceira na iniciativa. O curso preparatório para ingresso no ensino superior é um projeto do ICEx (Instituto de Ciências Exatas) da universidade, implantado pela Coordenadoria Municipal de Juventude (CoodJuv) e pela Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda).

As aulas serão ministradas por 24 estudantes da UFF, com supervisão de nove professores da universidade, que também estavam na aula inaugural. O primeiro encontro foi marcado por apresentação do cronograma do curso, com aulas de matemática, física e química, e entrega das primeiras carteirinhas para professores e alunos.

A estudante do 3º Ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Presidente Roosevelt, no Conforto, Brenda Vila Nova Polite Santana, de 18 anos, recebeu a carteirinha.

“Este é mais um passo para conquistar o que desejo para o futuro. Quero fazer o curso de Química nesta universidade. Tenho agora uma ferramenta para começar a mudar a minha vida e a da minha família, através do estudo”, acredita Brenda.

As aulas serão ministradas nas segundas, quartas e sextas, das 18h às 21h, no Colégio Profª Delce Horta Delgado, no Aterrado, e para acessar a unidade será necessária apresentação da carteirinha e de documento de identidade. O curso para o ano letivo de 2022 começa na próxima segunda-feira, 25, e vai até o início do mês de novembro, com recesso de quinze dias em julho.

A professora Vera Lúcia Prudência dos Santos Caminha, vice-diretora do Instituto de Ciências Exatas da UFF, foi a primeira a dar boas-vindas aos alunos.

“O curso Pré-Enem gratuito coloca a universidade de mãos dadas com a comunidade, ajudando os estudantes no ingresso ao ensino superior. Tivemos quase 277 inscritos para as 40 vagas disponíveis e a seleção levou em conta a vulnerabilidade econômica. São alunos que precisam de ajuda para ter acesso à educação de qualidade”, afirmou.

A coordenadora de Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez, lembrou que também cursou um pré-vestibular social e conseguiu entrar no curso de Direito na UFF.

“Sei o quanto essa iniciativa pode mudar o destino dos estudantes egressos de escolas públicas, igualando as oportunidades. E o número de inscritos nos mostrou a urgência de ampliação do projeto. Já estamos em contato com outras instituições de ensino do município para oferecer mais vagas, e também incluir as disciplinas da área de Humanas no curso”, informou Larissa, ressaltando que a universidade pública, gratuita, é para todos.

A assessora de gabinete da Fevre, Elita Maria Brandão Nogueira, também falou aos alunos sobre a importância de facilitar o acesso dos estudantes de escola pública às universidades, principalmente as gratuitas. Ela também parabenizou o interesse dos professores e estudantes da UFF em participar do projeto.

“São profissionais que estão doando conhecimento, nosso bem mais precioso”, disse.

A coordenadora do projeto do Pré-Enem e professora da UFF, Ligia Maria Mendonça Vieira, encerrou o encontro apresentando o cronograma das aulas e, principalmente, pedindo aos estudantes selecionados que agarrem a oportunidade de ampliar as chances de ingressar em uma boa universidade. Além disso, ela convidou os alunos para retornarem ao auditório da UFF nesta quarta-feira, 20, às 18h.

“Neste dia haverá palestras e ainda um tour pela universidade para conhecerem os laboratórios de Química, Física e Matemática, disciplinas incluídas no Pré-Enem. Ainda será distribuído o restante das carteirinhas que garantem acesso às aulas”, falou.

Foto: Divulgação – Secom/PMVR