Secretária interina da SMDH representou o município na comemoração pelo Dia Nacional da Mulher

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda, representada pela secretária interina Juliana Rodrigues, participou nessa semana do evento “As Jeronymas do Rio de Janeiro”, realizado na Sala Cecília Meireles, no Largo da Lapa, na capital carioca. O evento foi promovido pela primeira-dama do Governo do Estado, senhora Analine Castro, em comemoração ao Dia Nacional da Mulher.

A comemoração contou com a representação de diversos municípios do estado, através das primeiras damas municipais, secretarias municipais e convidados.

“O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente no dia 30 de abril em comemoração ao nascimento de Jeronymas Mesquita, que foi enfermeira e líder feminista brasileira na luta pelo direito do voto feminino, conquistado em 1932 no governo de Getúlio Vargas”, explicou Juliana Rodrigues.

Jeronyma foi pioneira com participação direta no movimento sufragista ao lado de outras lideranças femininas como Bertha Lutz e Stela Guerra Duval, consolidando a sua atuação na luta pelos direitos das mulheres.

Foto: Divulgação - Secom