Também devem se vacinar pessoas com deficiência, agentes de segurança pública e assistentes sociais, além de gestantes e puérperas

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), amplia nesta quinta-feira, dia 19, a quarta dose da vacina contra a Covid-19. A medida é válida para os seguintes públicos: pessoas com comorbidade ou deficiência, trabalhadores da Educação, Saúde, Segurança Pública e assistentes sociais – em atividade.

Gestantes e puérperas, independente de comorbidade, devem completar o esquema de vacinação com a quarta dose. Vale lembrar que o reforço é recomendado apenas para pessoas acima de 18 anos, sendo uma determinação do Ministério da Saúde.

As pessoas pertencentes a esses grupos podem procurar atendimento em qualquer unidade básica de saúde (UBSs e UBSFs), das 9h às 16h. Unidades em funcionamento até as 18h30: 249, Siderlândia, Jardim Paraíba, São Geraldo, Vila Rica/Tiradentes, Açude I, Vila Mury, Santa Cruz, Santo Agostinho e Volta Grande.

É necessário apresentar a caderneta de vacinação, CPF ou cartão SUS. Pessoas com comorbidade ou deficiência devem acrescentar na documentação atestado ou laudo médico que comprove a condição clínica. Já os trabalhadores da Educação, Saúde, Segurança Pública e Assistência Social devem comprovar a atuação na área.

O médico sanitarista da SMS, Carlos Vasconcellos, explica que a vacina da Covid-19 pode ser aplicada junto com a da Gripe – sem intervalo.

“A vacinação pode e deve ser feita conjuntamente à vacinação contra a Influenza, que está com campanha em andamento em todas as unidades básicas. É fundamental, nesse momento, garantir a cobertura vacinal para as pessoas que ainda não completaram seus esquemas com todas as doses”, comenta.

Volta Redonda já aplicou 646.260 doses contra Covid-19, no total. Com 253.402 primeiras doses, 226.162 segundas doses e 160.441 terceiras doses. De acordo com o banco de dados da SMS, 6.255 quartas doses foram aplicadas.

Foto: Geraldo Gonçalves- Secom