Gatos e cães estarão prontos para a adoção responsável

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), realiza neste sábado, dia 28, a 14ª edição do Espaço de Adoção “Família Animal”. O projeto acontecerá no estacionamento do Supermarket, que fica na Avenida Paulo de Frontin, no bairro Aterrado, no período das 10h às 15h.

Dez animais, entre cães (2 adultos e oito filhotes) e gatos (10) serão disponibilizados no evento. Os animais que participarão da campanha são provenientes de acumuladores acompanhados pela SMMA, apreendidos ou vítimas de maus-tratos, e animais resgatados nas ruas, que se encontram sob a tutela de protetores independentes ou ONG de proteção animal. Nessa edição o evento conta com a participação da Clínica Apaixonados 4 Patas.

A coordenadora municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, Ana Andrade, explica que para ser um tutor é preciso apresentar cópia de um documento de identidade, CPF, comprovante de residência, ser maior de 18 anos e assinar um Termo de Adoção Responsável, que orienta sobre bem-estar animal e guarda responsável.

“Adotar um animal abandonado é um ato de amor e solidariedade. Antes de tomar essa decisão, porém, é importante avaliar se as pessoas têm condições para assumir tamanha responsabilidade. Um filhote viverá com o tutor por, pelo menos, 10 anos. Já um animal adulto pode ter um tempo mais curto de vida, mas, justamente por estar em uma idade avançada, precisará receber muitos cuidados e atenção. Adotar uma animal muda a vida deles e transforma a nossa para melhor” disse a coordenadora.

Castração

Os animais adultos estão castrados e os felinos filhotes terão castração garantida pela prefeitura, apresentando cópias do Termo de Adoção fornecido pelo município e dos documentos pessoais, no dia e hora marcados para o procedimento cirúrgico junto ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). O agendamento deve ser feito pelo telefone 3339-4555.

Para doar

As pessoas que desejarem doar animais devem procurar a Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal na SMMA para se cadastrarem e serem orientadas sobre as exigências legais para participar dos próximos espaços de adoção.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (24) 3350-7123, ou na sede da SMMA, na Avenida Sete de Setembro, nº 7, condomínio A, bairro Aterrado.