Evento, na véspera do Dia dos Namorados, também ofereceu cultura, lazer e serviços à população de Volta Redonda

A Vila Santa Cecília foi palco da segunda edição de 2022 do projeto “Rua de Compras” em Volta Redonda, uma parceria da prefeitura, Aciap-VR (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril), Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL-VR (Câmara de Dirigentes Lojistas), para fomentar o comércio local. Transformadas em um shopping a céu aberto neste sábado, 11, as principais ruas do centro comercial atraíram muitas famílias que, além de aproveitar as promoções oferecidas pelos lojistas, puderam conferir as atrações culturais, de lazer e os serviços disponíveis gratuitamente.

A Banda Municipal abriu a programação cultural com sucessos da MPB em frente ao Cine 9 de Abril e fez com que as pessoas parassem para assistir a apresentação. O prefeito Antônio Francisco Neto, ao lado do vice-prefeito Sebastião Faria e do assessor especial da prefeitura, Deley de Oliveira, também prestigiou os músicos da banda.

“O avanço da vacinação contra Covid-19 nos permite a realização de eventos como este, que une o incentivo ao comércio, muito prejudicado pela pandemia, e a oferta de serviços, lazer e cultura, de graça para os moradores da cidade e dos municípios vizinhos, que também são clientes do nosso comércio diversificado. Aqui, se valoriza desde o pequeno artesão e microempreendedor até as grandes lojas e marcas que veem em Volta Redonda a oportunidade de mercado e crescimento”, disse Neto.

A programação preparada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) seguiu com o Coral Municipal, também em frente ao Cine 9 de Abril; o Bloco Carnavalesco Pé de Galinha, que desfilou entre as ruas 14 e 16; e o show de música instrumental com Rodrigo Guerra e Juliano Miguel, no palco principal do evento, sob o Memorial Getúlio Vargas, na Praça Rotary. No Memorial Zumbi teve troca de livros, trancistas e apresentação de capoeira. Durante o dia também teve Feira de Artesanato, além da intervenção de grafite a cargo do artista visual Ayala.

Atrações também incluíram recreação para as crianças, cuidado com a saúde e a beleza

A Secretaria de Ação Comunitária levou para a Vila a Brinquedolândia e o Caminhão do Cabelo/Trancistas, que atraiu muita gente interessada em mudar o visual para o Dia dos Namorados. Kely Cristina, moradora da Vila Mury, estava com a neta Manuela, de três anos, e resolveu trançar o cabelo para surpreender os familiares. “Vim fazer compras, mas quando passei e vi o trabalho resolvi fazer. É muito bom inovar na aparência, ainda mais de graça”, falou.

As ruas do centro comercial também abrigaram praça de alimentação com foodtrucks e brinquedos infláveis. Outras secretarias municipais também fizeram ações durante o evento. A Secretaria de Meio Ambiente (SMMA) realizou mais uma edição do espaço de adoção “Família Animal”; a Secretaria de Esporte e Lazer (Smel) garantiu diversão e movimento: atividades esportivas, como o Badminton, e de lazer foram ofertadas e a Secretarias da Mulher e Direitos Humanos (Smdh) também aproveitou o grande público para conscientizar sobre diversos temas.

Secretaria Municipal de Saúde fez plantão de vacinação

O estande, montado na sede da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogras (CMPD), na Rua 16, recebeu moradores durante todo o dia. Leonardo do Carmo, que mora no bairro Rústico, foi se imunizar contra a gripe ante de seguir para o trabalho. “Aproveitei o tempo livre para conferir as promoções da 'Rua de Compras' e cuidar da saúde”, disse.

E o plantão de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde segue no domingo, 12, e na segunda, 13. No domingo, 12, as doses das vacinas serão aplicadas nas UBSFs Conforto e Vila Mury, das 8h às 16h. No Zoológico Municipal, das 9h às 16h. Já no shopping Park Sul, das 10h às 20h, e no Sider Shopping, das 14h às 20h. E na segunda-feira, 13, as doses seguirão sendo aplicadas nas UBSFs Conforto (das 8h às 16h) e Vila Mury (das 8h às 18h30), e nos shoppings Sider e Park Sul, das 10h às 20h.

Podem se vacinar contra a gripe toda a população a partir dos seis meses de idade. E conta Covid-19: 1ª e 2ª dose para quem não se vacinou a partir de 5 anos; 3ª dose para pessoas acima de 12 anos, que receberam a segunda dose há pelo menos quatro meses; e 4ª dose para pessoas com 50 anos ou mais, gestantes, puérperas, profissionais de Saúde, Educação, pessoas com deficiência, pessoas com comorbidade, assistentes sociais e agentes de Segurança Pública – que receberam a terceira dose há pelo menos quatro meses.

Testagem para Covid-19
Todos os dias – de sábado a segunda – haverá realização de testes para Covid-19 na central de testagem (Rua 546, nº 95A – bairro Jardim Paraíba), em funcionamento das 8h às 18h30, e nas UBSFs Conforto (das 8h às 16h) e Vila Mury (das 8h às 18h30).

A secretaria de Saúde recomenda o agendamento dos testes pelo site: www.voltaredonda.rj.gov.br. Entretanto, os locais também atenderão a livre demanda, ou seja, pacientes sem agendamento prévio também poderão ser assistidos. A secretaria ressalta, no entanto, que o paciente opte pelo sistema de agendamento para organizar o trabalho nos locais e reduzir a fila de espera.

Foto: Cris Oliveira- Secom/PMVR