Parceria entre secretarias da Juventude e de Assistência Social realiza ações com foco na educação, profissionalização, trabalho e renda, cidadania, cultura e sustentabilidade

Jovens do programa Curumim, da Casa da Criança e do Adolescente de Volta Redonda, polo 249, participam do “Vozes da Juventude”, realizado em parceria pelas secretarias municipais da Juventude (Sejuv) e de Assistência Social (Smas). O projeto tem como objetivo promover ações formativas e práticas coletivas que abranjam os eixos de Educação, Profissionalização, Trabalho e Renda, Cidadania, Cultura e Sustentabilidade.

Para isso, parte dos alunos do programa Curumim, convidados para o projeto piloto do “Vozes da Juventude”, já esteve em entidades de educação profissional e técnica como o IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro); de ensino superior como a UFF (Universidade Federal Fluminense) e UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda); participou de atividades sobre empregabilidade, incluindo visita a empresa de tecnologia; além de ações de cidadania, direitos e participação social.

Na última semana, cerca de 12 jovens do projeto foram recebidos pelo prefeito Antonio Francisco Neto em seu gabinete, na Prefeitura de Volta Redonda; e ainda conheceram o trabalho da Câmara Municipal e da Secretaria Municipal de Assistência Social. Na próxima semana, dia 28 de novembro (sexta-feira), o grupo vai ao Fórum, completando a visita aos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário.

“É um prazer receber jovens curiosos e interessados em fazer da nossa cidade um lugar cada vez melhor. Vocês são o futuro e é dever do Poder Público oferecer ferramentas para que cresçam cada vez mais como cidadãos de bem e profissionais promissores”, afirmou o prefeito Neto, elogiando a iniciativa coordenada pela Sejuv e Smas.

O secretário da Juventude, Munir Francisco Filho, explicou que o “Vozes da Juventude”, lançado em agosto de 2025, segue a metodologia de formação, orientação e construção coletiva junto aos adolescentes e jovens para contribuir na construção de seus projetos de vida, por meio do fortalecimento do autoconhecimento, na orientação profissional, na participação social, na liderança comunitária e na cidadania.

“O projeto Vozes da Juventude é sobre isso: dar espaço, escuta e oportunidade. Na última semana, nossos jovens conheceram de perto a Câmara e o prefeito. Com certeza, esse foi um passo importante para mostrar que eles fazem parte da construção da nossa cidade”, ressaltou Munir Filho.

A subsecretária de Assistência Social, Larissa Garcez, recebeu os jovens na Smas e disse que a visita teve como foco estimular a cidadania, senso crítico e autoconhecimento dos adolescentes, com vistas a promover o engajamento cívico e a participação ativa dos adolescentes na sociedade, fortalecendo seus direitos e deveres como cidadãos.

“Me emociono em ver esse projeto voando! Nossos adolescentes e jovens são extremamente criativos, generosos, sonhadores e indagadores, e quando um projeto como esse os projeta para o futuro, dando asas para que eles sonhem e conheçam a realidade social de onde vivem, o resultado não poderia ser outro”, reforçou Larissa.

Conhecimento multiplicado

A aluna da Casa da Criança e do Adolescente, Alice de Souza Pires, expôs a necessidade de ser multiplicadora das lições que aprendeu com as atividades do projeto. “Sinto que é meu dever levar para a escola o conhecimento adquirido no ‘Vozes da Juventude’. Se eu tive o direito de aprender tantas coisas que não se aprende no dia a dia da escola, todos também devem ter”, afirmou.

Já Lara Gabriele, que também frequenta o programa Curumim, ficou surpresa com a gama de opções para cursar a faculdade em Volta Redonda. “Quero ser advogada e não sabia que mesmo sem sair da cidade posso ter um futuro grande. Adorei conhecer todas as oportunidades que estão aqui, bem próximas da gente. Só frequentando a escola, não temos essa noção”, contou.

Ada Espíndola, que é educadora da Casa da Criança e do Adolescente, disse que ainda se surpreende com o crescimento dos jovens pelo projeto “Vozes da Juventude”. “Com as atividades, que estimulam a cidadania e a participação social, eles passam a ter noção de direitos e deveres, ganham autoconfiança. O projeto está fazendo a diferença na vida deles. Fiquei orgulhosa em vê-los conversando, com confiança e desenvoltura, com o prefeito Neto, por exemplo”, falou.

Fotos de divulgação/Sejuv.
Secom/PMVR

Pin It