Parque Zoológico Municipal de Volta Redonda promove festa junina animal

Diferentes espécies receberam comidas típicas com ingredientes naturais, em recintos com decoração temática

Em clima de “arraiá”, o Parque Zoológico Municipal de Volta Redonda (Zoo-VR) promoveu neste mês uma festa junina adaptada para as diferentes espécies de animais abrigadas no zoológico. Decoração e comidas típicas fizeram parte da programação, dentro da proposta de enriquecimento ambiental realizada com o plantel.

“Os animais receberam enriquecimentos temáticos de festa junina. Esse tipo de atividade é realizado para animais mantidos sob cuidados humanos, com o objetivo de tirar eles da rotina e estimular comportamentos naturais, sendo importante para manutenção do bem-estar e da saúde cognitiva dos animais”, explicou o diretor do Zoo-VR, o biólogo Jadiel Teixeira.

Para entrar no clima junino, os recintos foram decorados com bandeirinhas de folhas, bambus e chapéu de palha, materiais naturais que não oferecem riscos aos animais.

Além da decoração dos recintos, os animais também receberam comidas típicas de arraiais. Primatas, quati, araras e papagaios ganharam milho cozido, pamonha de pipoca (pipoca embrulhada na palha de milho), pipoca (sem óleo, sal ou açúcar), maçã do amor (maçã com mel), amendoim e paçoca (feita com banana e amendoim).

Para os felinos foram feitos espantalhos de abóbora e para os gaviões carne embrulhada na palha de milho. E para as abelhas, bombons de pólen em formato de balão. Os alimentos ofertados fazem parte da dieta dos animais, todos os ingredientes utilizados são naturais e não oferecem riscos à saúde dos animais.

“Além de promover o enriquecimento ambiental dos animais, esse tipo de ação valoriza o trabalho dos profissionais que lidam diariamente com as espécies abrigadas pelo Zoo-VR, promovendo proteção e cuidado às espécies que estão hospedadas no zoológico”, destacou o secretário municipal de Proteção e Defesa Animal, Paulinho AP.

Fotos de divulgação.
Secom/PMVR

Pin It