Moradores dos bairros Três Poços e Eucaliptal visitaram pontos turísticos da capital, após os encontros para melhorar a comunicação entre pais e filhos
A Secretaria Municipal de Assistência e Prevenção às Drogas (Semapred) de Volta Redonda concluiu o sétimo ciclo do programa “Famílias Fortes” – iniciativa criada pelo Governo Federal e executada no município pela Semapred desde 2022. O objetivo é ensinar pais e filhos a desenvolverem maneiras eficazes de comunicação e relacionamento. Desta vez, 44 moradores dos bairros Três Poços e Eucaliptal participaram dos encontros.
O ciclo tem duração de sete semanas, com um encontro semanal para tratar de temáticas sobre relações familiares como amor e limite, falas mais assertivas, definição de regras, ações e consequências, respeito aos limites de cada um e outros assuntos. O encerramento aconteceu na última semana e foi celebrado com passeio por pontos turísticos do Rio de Janeiro na quinta-feira, dia 2.
Os participantes do sétimo ciclo do “Famílias Fortes” estiveram na Roda Gigante, no bairro Santo Cristo; no Museu do Amanhã, no Centro; no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, no Flamengo; e também na Praia de Copacabana.
Líbia dos Santos Souza participou do programa com a filha Caroline e curtiram juntas o passeio na capital fluminense. “Aprendi muito no ‘Famílias Fortes’, mas o mais importante foi ver que posso fazer muitas coisas junto com minha mãe que vai ser muito divertido”, contou Caroline.
Juliana Duarte Ventura estava com o filho Alessandro. “Só tenho a agradecer por ter sido selecionada para participar do programa. Com certeza, tive lições que vão melhorar a vida em casa”, disse Juliana. “Estou me divertindo muito, achando tudo muito legal. É minha primeira vez no Rio”, comemorou Alessandro.
A secretária municipal de Prevenção às Drogas, Neuza Jordão, afirmou que o programa “Famílias Fortes”, com certeza, resulta em diminuição da violência, mais cidadania, e ainda prepara as pessoas para superar os momentos difíceis que a vida oferece.
“A cada ciclo encerrado confirmamos que o fortalecimento do vínculo familiar promove a redução da violência em casa e melhora o rendimento escolar de nossos jovens. E para complementar, um passeio belíssimo que eles adoraram. Prevenção é isso: é chegar primeiro, fortalecendo o amor para combater a violência”, disse Neuza Jordão.
O “Famílias Fortes” conta com a parceria das secretarias municipais de Assistência Social (Smas), de Estratégia Governamental (Gegov) e de Educação (SME). Os critérios para entrar no programa são idade dos filhos (entre dez e 14 anos), residir no território onde será realizada a atividade e ter disponibilidade para participar de todos os encontros propostos.
Fotos de divulgação/Semapred.
Secom/PMVR