’III Seminário Os desafios das adicções: um olhar para o futuro’ terá participação da Secretaria Municipal de Assistência e Prevenção às Drogas, em conjunto com Comuda-VR e outras instituições

 

Volta Redonda vai sediar no dia 5 de junho o “III Seminário Os desafios das adicções: um olhar para o futuro” – evento promovido pela prefeitura, por meio das secretarias de Assistência e Prevenção às Drogas (Semapred) e de Educação (SME), em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Públicas para Drogas e Álcool de Volta Redonda (Comuda-VR), com professores da Abead (Associação Brasileira de Estudos de Álcool e outras Drogas) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, além do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda). O seminário acontecerá no Teatro Municipal Maestro Franklin Jr., no bairro Laranjal.

“Esse seminário será realizado em parceria com professores da Abead e da PUC/RIO. Vamos falar sobre família, as adicções do uso de telas, SAF – que é a síndrome alcoólica fetal –, intervenção, as metodologias de entrevista motivacional, prevenção para as empresas, no campo da organização, e prevenção de uma forma geral”, explicou a secretária municipal de Assistência e Prevenção às Drogas, Neuza Jordão.

Programado para acontecer entre 8h e 17h, o seminário vai contar com palestras de especialistas que são referência na área de prevenção, saúde mental e vícios. Um dos temas será “Adolescência e Dependência Química: Entre Riscos e Resistências”, com a palestrante Irani Argimon, psicóloga com especialização em Dependência Química.

O médico-neurologista José Mauro Lima, com pós-doutorado em Neurociência pela Universidade de Paris, vai falar sobre “SAF – Síndrome Alcóolica Fetal”; e a mestre e doutora na área de Enfermagem, Alessandra Calixto, vai apresentar uma palestra com o tema “Rastreamento universal do uso de substâncias e a intervenção breve em saúde pública”.

Ainda na programação de palestras, a psicóloga e terapeuta familiar Gisele Aleluia e a educadora infantil e psicóloga clínica Raquel Nogueira irão apresentar informações sobre o tema “O papel da família no comportamento excessivo: Uma proposta de abordagem”, enquanto Elizabeth Carneiro (especialista em Dependência Química, Terapia Familiar Sistêmica e Psicoterapia Focal) e Luiz Guilherme Pinto (psicólogo e terapeuta de família) vão abordar a “Tecnologia e dependência de jogos de aposta”.

O seminário contará ainda com uma mesa-redonda com o tema “Empresas como foco na prevenção e saúde mental e o futuro da prevenção”, com a psicóloga clínica com especialização em Dependência Química, Selene Franco, e a médica-psiquiatra com especialização em Saúde Pública e Saúde Mental, Ana Cecília Marques, com a mediação da titular da Semapred, Neuza Jordão.

Foto: Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Pin It