Dia Estadual da Pipa anima moradores e lota Pipódromo em Volta Redonda
Mais de mil pipas foram distribuídas em evento que reuniu milhares de pessoas
Pipas ao vento e muita diversão marcaram a manhã deste domingo, dia 29, no Pipódromo Cidclei Damasceno Gonzaga, localizado na Rodovia dos Metalúrgicos, em Volta Redonda. O evento, promovido pelas secretarias municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan), Educação (SME) e Assistência Social (Smas), celebrou o Dia Estadual da Pipa, instituído no estado do Rio de Janeiro em 29 de junho desde 2018 — data que reconhece a pipa como patrimônio cultural, histórico e imaterial fluminense.
O encontro reuniu pipeiros de mais de 30 cidades do país, incluindo profissionais da pipa, e contou com a inauguração de uma nova cobertura em parte da estrutura do pipódromo, além de diversas atrações para o público.
Além da oportunidade de fazer suas pipas cruzarem os céus — ou apenas curtir o ambiente —, o público participou de oficina de pipas artesanais e pôde conferir uma mostra de pipas de outros países.
A programação também incluiu a distribuição gratuita de mil pipas produzidas previamente, além de outras 300 confeccionadas durante a oficina. Pipoca, algodão-doce e brinquedos infláveis, como o pula-pula, também fizeram a alegria da criançada.
A Secretaria Municipal de Assistência Social mobilizou unidades dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) para levar crianças ao evento, que também foi divulgado nas escolas da rede pública municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação.
O prefeito Antonio Francisco Neto esteve presente no evento, agradeceu a participação do público e relembrou com carinho seus tempos de pipeiro:
— Quero agradecer de coração a presença de todos e, principalmente, ao Buchecha, que lutou tanto por esse evento e foi o idealizador deste espaço tão especial. Ver pessoas de todas as idades, associações, e visitantes de outras cidades se divertindo aqui é muito bonito. Eu já tive meus tempos de pipa — e fui um bom pipeiro! Viva as pipas, viva o Pipódromo de Volta Redonda — destacou o prefeito.
O secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Fábio Buchecha, um dos organizadores do evento, ressaltou a importância do espaço:
— O Pipódromo foi uma grande conquista para todos que amam esse esporte. Hoje, trouxemos mais de mil pessoas para esse local, onde é possível soltar pipa com tranquilidade e segurança. Só tenho a agradecer ao prefeito Neto pela confiança e dizer que é uma felicidade enorme ver esse espaço se consolidando como referência em todo o estado do Rio — afirmou Buchecha.
O presidente em exercício da Associação de Pipas Artísticas e Esportivas do Rio de Janeiro (APERJ), Vicente Galaso, elogiou a estrutura do Pipódromo:
— Essa grande iniciativa da Prefeitura de Volta Redonda é um legado para as próximas gerações. Ter um espaço seguro para soltar pipa é fundamental. Uma das principais preocupações da APERJ é justamente a criação de locais como este. Volta Redonda está de parabéns — destacou Vicente.
O deputado estadual Munir Neto também participou do evento e enalteceu a iniciativa:
— Poucas cidades do estado do Rio de Janeiro têm um espaço tão completo e seguro como este. Quero parabenizar o prefeito Neto, o secretário Buchecha e todas as associações envolvidas por este dia tão especial. É lindo ver tantas pipas no céu do Pipódromo — afirmou o deputado.
*Sobre o espaço*
Inaugurado pela prefeitura em 2023, o Pipódromo Cidclei Damasceno Gonzaga está localizado na Rodovia dos Metalúrgicos, ao lado da Casa de Portugal. Desde sua criação, o local se tornou ponto de encontro para famílias e amigos adeptos do esporte. Aos fins de semana, o espaço recebe cerca de 300 pessoas, com os festivais atraindo milhares de entusiastas, inclusive excursões de pipeiros de diversos municípios do país.
Fotos: Adriana Cópio – Secom/PMVR