‘Alimentação Saudável’ completa um ano impactando positivamente mais de 18 mil alunos da rede municipal em Volta Redonda
Projeto da Secretaria de Educação promove hábitos alimentares mais conscientes, acessíveis e saudáveis para estudantes
Desenvolvido pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), o projeto “Alimentação Saudável”, que promove hábitos alimentares mais conscientes, acessíveis e saudáveis para alunos da rede pública municipal, completou um ano neste mês. No período, a iniciativa soma mais de 14 mil refeições servidas, além de 104 oficinas e palestras educativas realizadas nas unidades educacionais.
“Começamos com um avanço significativo na aceitação de alimentos in natura pelas crianças, como frutas, legumes e verduras, registrando 95% de melhora nos indicadores de consumo de gêneros alimentícios saudáveis fornecidos pela agricultura familiar”, explica Andrea Silva de Carvalho, coordenadora do Setor de Alimentação Escolar da rede municipal.
A coordenadora conta ainda que as ações desenvolvidas beneficiaram, especialmente, os alunos dos centros municipais de Educação Infantil (CMEIs), com o tema “Quem Abre o Bocão – Conhecendo as Frutas”. E neste ano o projeto avançou com a abordagem sobre: “Conhecendo os Legumes e Verduras”, ainda voltado à Educação Infantil. E para os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), foi iniciado o trabalho intitulado “Açúcar nos Alimentos”, que destaca a importância de entender e controlar o consumo de açúcar para uma alimentação mais equilibrada.
“Até o momento, já impactamos mais de 18 mil alunos com os projetos desenvolvidos e celebramos um ano dessa importante iniciativa, com muitos motivos para comemorar. Mas nosso compromisso vai além! Em 2026, lançaremos o projeto ‘Fato ou Fake’, voltado aos alunos dos anos finais (6º ao 9º) do Ensino Fundamental, abordando alimentação saudável e doenças crônicas não transmissíveis, promovendo o senso crítico e o cuidado com a saúde desde cedo”, detalha Andrea, acrescentando que essas iniciativas são fruto de uma parceria entre a Empresa Ômega e o Setor de Alimentação Escolar.
“É extremamente gratificante, ao final de cada etapa, ver a alegria estampada no rosto das crianças, que agora experimentam novos alimentos e dizem com alegria: ‘Tia, agora eu como cenoura e brócolis!’. Acreditamos que uma alimentação saudável é fundamental para o pleno desenvolvimento de nossos alunos. E seguiremos firmes neste compromisso”.
Para o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, oferecer uma merenda escolar de qualidade, saudável e torna-la acessível aos alunos é um fator essencial para o desenvolvimento escolar e social dos estudantes.
“Todos que participam do projeto estão de parabéns. Já mostrou que os resultados são extremamente positivos e agora vamos avançar ainda mais, queremos que alcance os cerca de 35 mil alunos da rede municipal, melhorando ainda mais a qualidade do aprendizado”, frisou o secretário.
O prefeito Antonio Francisco Neto também parabenizou as equipes envolvidas no projeto. “Trabalhamos incansavelmente para melhorar a merenda escolar e estamos conseguindo avançar cada vez mais com alimentos mais nutritivos e saudáveis para nossas crianças e adolescentes. Eles merecem comer bem para estudar bem, e esse é um compromisso nosso”.
Fotos de divulgação.
Secom/PMVR