A votação é aberta ao público e vai até o dia 11 de outubro, por meio do site www.livrosdofuturo.com
A professora de Língua Portuguesa, Natália Barbosa Gomes Vago, da Escola Municipal Dr. Jiulio Caruso, unidade de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda, é semifinalista na categoria Romance Jovem-Adulto do concurso literário “Livros do Futuro”, promovido pela plataforma TikTok em parceria com grandes editoras.
Ela disputa, com outros 44 autores, uma das 20 vagas na final com o livro “Trago a pessoa errada em três dias”, uma comédia romântica contemporânea que mistura humor ácido, drama real e a magia (ou o caos!) das simpatias brasileiras, e conta a história da Stéphanie, uma jovem de 25 anos que nasceu em Volta Redonda e estuda no Rio de Janeiro. A votação é aberta ao público e vai até o dia 11 de outubro, por meio do site www.livrosdofuturo.com.
“Sou autora por teimosia, professora por paixão e, agora, semifinalista do Livros do Futuro, maior concurso literário do TikTok Brasil, na categoria Romance”, afirmou Natália.
A professora declarou que, nos últimos anos, se dedicou mais à educação, mas que resolveu tirar a poeira do teclado, escrever o livro “Trago a pessoa errada em três dias” e se inscrever no concurso.
“A seleção do concurso foi um suspense à parte: o resultado saiu quase meia-noite do dia 21, mas na lista só constava ‘NATÁLIA BAR…’, sem meu nome completo, fiquei horas na dúvida, abrindo código-fonte de site, esperando resposta. Só no dia seguinte, quando o e-mail oficial chegou, quase ‘caí da cadeira’ de tanta emoção”, disse.
Natália falou sobre a felicidade em receber tanto apoio e mensagens de carinho. “Se cheguei até aqui, foi porque muita gente acreditou junto comigo, e sou imensamente grata a todo mundo que votou, divulgou e torceu. Ainda tem chão pela frente, mas já sinto que venci por estar vivendo isso com tanta gente incrível ao meu lado. Hoje, estar entre as semifinalistas não é só sobre um prêmio. É sobre recomeço, sobre acreditar que, mesmo depois de uma longa pausa, é possível voltar a sonhar, a escrever, a inspirar, a mover pessoas. Ganhar ou não o concurso é detalhe. O que importa é ter coragem de mostrar minha história para o mundo”, finalizou.
O secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, destacou que a dedicação da professora Natália à literatura e à educação é um reflexo do compromisso que ela tem com a formação dos alunos e com o fortalecimento da cultura na comunidade escolar.
“Sabemos que a escrita é uma poderosa ferramenta de transformação, e ver uma professora nossa sendo reconhecida por seu talento e sensibilidade literária nos inspira a continuar investindo em projetos que valorizem a arte, a criatividade e o pensamento crítico. A participação dela nesse concurso não é apenas uma conquista pessoal, mas um exemplo para seus colegas e, principalmente, para seus alunos”, afirmou o secretário.
Fotos de Adriana Cópio – Secom/PMVR.