Nesta fase, a votação será realizada por uma banca de jurados; o vencedor será anunciado no dia 12 de janeiro de 2026

A professora de Língua Portuguesa, Natália Barbosa Gomes Vago, da Escola Municipal Dr. Jiulio Caruso, unidade de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda, está na final do concurso literário “Livros do Futuro”, promovido pela plataforma TikTok em parceria com grandes editoras.

Ela concorre, com outros 20 autores, na categoria Romance Jovem-Adulto com o livro “Trago a pessoa errada em três dias”, uma comédia romântica contemporânea que mistura humor ácido, drama real e a magia (ou o caos!) das simpatias brasileiras, e conta a história da Stéphanie, uma jovem de 25 anos que nasceu em Volta Redonda e estuda no Rio de Janeiro.

“Eu precisava agradecer de coração por tudo o que fizeram por mim nesses dias de votação do ‘Livros do Futuro’. Não tenho palavras para descrever o quanto me senti abraçada por cada voto, cada compartilhamento, cada mensagem de incentivo, cada meme, cada surto junto comigo enquanto a ansiedade tomava conta. Independentemente do que acontecer daqui pra frente, meu maior prêmio é saber que minha escrita encontrou tanta gente incrível pelo caminho”, declarou Natália.

Nesta fase do concurso, a votação será realizada por uma banca de jurados. A comissão julgadora avaliará clareza da proposta, originalidade, potencial de engajamento, estrutura narrativa, impacto, qualidade da escrita, fluidez e voz autoral.

O vencedor será anunciado no dia 12 de janeiro de 2026, pelos canais oficiais do concurso. Além de uma premiação em dinheiro, o ganhador terá a publicação comercial da obra e o convite para assinar contrato com uma das maiores editoras do país.

O secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, afirmou que essa conquista não é apenas individual, mas coletiva, que representa o talento, a dedicação e a potência criativa que existe dentro das escolas.

“A professora Natália nos inspira ao mostrar que a educação e a literatura caminham juntas e que, mesmo em tempos de tantos desafios, é possível transformar palavras em pontes, sonhos em livros, e histórias em instrumentos de transformação social”, disse.

Fotos de Adriana Cópio – Secom/PMVR.

Pin It