Premiação para o melhor projeto para a Educação Especial, educadores do EJA e funcionários da sede da Secretaria Municipal de Educação foram as novidades deste ano

Em reconhecimento ao trabalho pedagógico e valorização dos profissionais da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Volta Redonda entregou, na noite dessa quarta-feira, dia 22, o “Prêmio Educador Destaque do Ano 2025”. Durante a cerimônia, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior, no bairro Laranjal, 89 profissionais, sendo sete da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), receberam a honraria. Também foram premiadas três instituições na categoria “Práticas Inclusivas: Escola e Educador em Ação” e profissionais que atuam na sede da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Os indicados para a premiação foram profissionais em exercício no magistério com, no mínimo, um ano de efetiva atuação na unidade escolar, que pode ser ligada à SME ou à Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). Além de professores, também concorreram supervisores educacionais, orientadores educacionais, auxiliares de educação infantil e cuidadores. Neste ano, 74 escolas participaram voluntariamente da iniciativa.

Nas escolas, o “Educador Destaque” é eleito pelos outros profissionais da unidade e referendado pela equipe diretiva. Na sede da secretaria o processo é o mesmo, os colegas escolhem o homenageado, que é confirmado pelo Gabinete da SME. Para as unidades que inscreveram projetos de inclusão para a Educação Especial, cada trabalho foi avaliado pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação. Nessa categoria, as três primeiras escolas receberam o prêmio.

O secretário de Educação de Volta Redonda, Osvaldir Denadai, representou o prefeito Antonio Francisco Neto na cerimônia. Ele iniciou o discurso dando o recado do prefeito aos homenageados. “Parabenizo a todos vocês, responsáveis por essa Educação premiada e, principalmente, aos destaques de 2025 pela dedicação ao trabalho e aos alunos”, disse, lembrando o Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 – iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação – que decretou a Educação Pública de Volta Redonda a melhor do estado.

Osvaldir seguiu afirmando estar alegre e orgulhoso de entregar a certificação pelo talento e dedicação e ainda em reconhecimento à história de vida, de amor à educação e pela coragem de inovar sempre. “Uma educação pública de qualidade transforma gerações. Obrigado pelo compromisso com o aprendizado dos estudantes”, disse o secretário.

Ele ressaltou que o certificado “Educador Destaque” é um reconhecimento, uma valorização do profissional e um estímulo para continuarem a ser inspiração para os colegas. “Agradeço também a todos os profissionais da rede que fazem uma educação de excelência em Volta Redonda”, concluiu Osvaldir.

Também parabenizaram os educadores destaques da noite a vice-presidente da Fevre, Tânia Regina Bittencourt; a diretora do Departamento Pedagógico da SME, Patrícia Rodrigues Vidal; o assessor do deputado estadual Munir Neto, professor Ricardo Murilo Lisboa; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Patrícia Carla Vieira Romão; e outros gestores da SME.

Ana Carolina Paula, que atua como auxiliar de Educação na Creche Municipal Norberto Reduzino de Sá, no bairro Vila Brasília, foi uma das primeiras a receber a placa de homenagem. “Estou muito feliz por ter sido escolhida pelos meus colegas como ‘Educador Destaque 2025’. Espero continuar contribuindo com a comunidade escolar e ajudando com a educação das crianças.”

A parte cultural da cerimônia ficou por conta da apresentação da Orquestra de Cordas de Volta Redonda e do Coro Infanto-juvenil, ambos do projeto Volta Redonda Cidade da Música, além de alunos do núcleo de Música da Escola Municipal Amaral Peixoto, sob a regência da maestra Sarah Higino.

Além dos hinos Nacional Brasileiro e de Volta Redonda, os músicos receberam os homenageados com “We are the Champions”, da banda Queen, e apresentaram mais dois números – “Nascemos para Cantar”, uma versão da canção "Shambala", com letra em português escrita por Chitãozinho & Xororó e Daniel Moore; e uma seleção de canções dos Beatles.

Ainda durante a entrega dos certificados, a professora Camila Coutinho da Silva Santos interpretou o poema “A força do professor”, do autor Bráulio Bessa.

Premiações inéditas em 2025

O “Prêmio Práticas Inclusivas: Escola e Educador em Ação” foi criado para as unidades educacionais da SME e da Fevre como reconhecimento ao trabalho pedagógico desenvolvido, com foco em práticas inclusivas. O apoio e o incentivo ao desenvolvimento de práticas de excelência para os alunos da Educação Especial é o caminho para garantir a equidade através da inclusão.

Nessa categoria, o primeiro lugar ficou com a Escola Municipal Damião Medeiros, no bairro 249, pelo projeto que integra os valores da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) de Computação, como o uso criativo da tecnologia, a empatia, a resolução de problemas reais e a colaboração articulada com os princípios da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

O segundo lugar foi para a Escola Municipal Prefeito José Juarez Antunes, que fica no São Luiz, com o projeto “Fanfarra para todos”, que promove a inclusão de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), tornando-o protagonista ao participar ativamente no grupo como músico.

Em terceiro lugar ficou a Creche Municipal Raiozinho de Sol, no bairro Três Poços, com projeto que apresenta a trajetória da aluna Pyetra na Educação Infantil, em um processo contínuo de “Inclusão com Cuidado e Responsabilidade”.

As outras novidades do ano são as premiações para os profissionais que atuam na EJA e na sede da Secretaria Municipal de Educação. “A Educação é uma engrenagem, com todos trabalhando juntos, não importando se é na sede da secretaria ou na escola, somos todos um só”, reforçou o secretário da SME, Osvaldir Denadai.

Os homenageados da EJA foram Jovelina Coelho de Oliveira, da Escola Municipal Bahia; Cláudia Miccichelli, da E.M. Graciema Coura; Fábio Brum Timotheo, da E.M. Pará; Waldineia Barros de Paula, da E.M. Roraima; Célia Maria Cândido Neto, da E.M. Jiulio Caruso; Rômulo Augusto Carvalho, da E.M. Espírito Santo; e Paula Santos da Fonseca Batista, da E.M. Prefeito José Juarez Antunes.

O prêmio “Profissional destaque da sede da SME”, instituído pela Portaria nº 169/2025, lembra que a educação é uma grande engrenagem. É na união dos esforços, do compromisso coletivo e do amor pelo que se faz que a educação municipal gira, impulsionando sonhos, descobertas e conquistas.

Os premiados foram Sérgio Graças, do Centro de Tecnologia e Inovação; Lúcia Aparecida Ribeiro Martins, da Coordenadoria de Supervisão Escolar; Cláudio Luís de Mesquita Carvalho, do Departamento Geral de Administração; Mariana Inácio de Carvalho Rodrigues, do Departamento Pedagógico; Roger Gama Soares, do Fundo Municipal de Educação; e Caroline Campbell da Costa Zancanelli, do Gabinete do secretário.

*Confira também os ‘Educadores Destaque 2025’*

Creche Municipal Acalanto – Wendy Shelly Cristine dos Santos
C.M. Gotinhas de Amor – Márcia Leal Reis
C.M. José Ferreira dos Santos – Leandra da Conceição
C.M. Norberto Reduzino de Sá – Ana Carolina Paula de Sousa Ivo Laureano / Jéssica de Souza Ferreira
C.M. Nosso Espaço – Diana Viana Silva da Silveira
C.M. Tempo de Criança – Denise Gregório de Andrade
Centro Municipal de Educação Infantil Alzira Vargas – Glauce Rocha Sargento Fernandes
CMEI Barquinho de Papel – Janete Rodrigues Soares Silva
CMEI Bem-me-quer – Marluci da Silva Venâncio
CMEI Cirandinha – Monique de Paulo Lopes
CMEI Iracema Leite Nader – Gisele Teixeira da Cunha Almeida
CMEI Prof.ª Marlene Mendes de Castro – Marli Silva Andrade
CMEI Aracy Carvalho Di Biase – Simone da Silva Cesário
CMEI Cora Coralina – Suelen Silva Vidal da Silva
CMEI Elza Costa Figueredo – Márcia Cristina Guedes
CMEI Herbert de Souza – Adriana Martins de Oliveira
CMEI Recanto Infantil – Fabiana Torres da Silva
Escola Municipal Bahia – Elaine Miranda Neves Ribeiro
E.M. Fernando de Noronha - Gabriela Moura Ramos
E.M. John Kennedy – Sara Fátima Oliveira de Souza
E.M. Mário Villani – Rosângela Gomes Apolinário
E.M. Prof.ª Juracy Varanda de Almeida Gama – Alessandra Aparecida de Araújo dos Santos
E.M. Prof.ª Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção – Ronilda Abbud Silva
E.M. Roraima – Eliana Raimunda de Oliveira Tostes
E.M. Sergipe – Daiana Thiago da Silva Galdino
E.M. Prof.ª Dayse Mansur da Costa Lima – Yara Barreto Gonçalves
Semeia (Sítio Escola Municipal Espaço de Integração do Autista Thereza Aguiar Chicarino de Carvalho) – Mariana de Oliveira Seabra
Creche Municipal Amor Perfeito – Mayara de Souza Ferreira
C.M. Ayrton Senna – Jacqueline de Souza Forster
C.M. Mahatma Gandhi – Angélica da Silva Ferreira
C.M. Maria Clara Machado – Cristiane da Cunha Oliveira
C.M. Raiozinho de Sol – Sandra Luzia da Costa Rosário
Centro Municipal de Educação Infantil Dauro Peixoto Aragão – Gessiane Fontes Carvalho Silva
CMEI Mundo Colorido Geralda Pereira Lopes – Ana Lídia Barbosa de Araújo
CMEI Jezuaet de Souza – Wellica Aparecida de Freitas
CMEI Maria dos Santos R. Hygino – Janaína Parentes Viana
CMEI Madre Tereza de Calcutá – Suelen Cristina Paulino
CMEI Monteiro Lobato – Iara da Silva Crepalde
CMEI Pinguinho de Gente – Luana Cristina de Almeida Lopes
CMEI Prof. Mário De Jesus Palheta Nunes – Janete Conceição Gonçalves
CMEI Therezinha Duarte de Faria – Michely Cristina Breves Magalhães
CMEI Vera Lúcia Silveira Braga – Luciana de Andrade Camarino
CMEI Zilda Arns – Kelly Cristina Da Silva De Miranda
Escola Municipal Amaral Peixoto – Itamara Ribeiro Coutinho
E.M. Damião Medeiros – Rosilaine da Silva Queiroz
E.M. Eng. Sérgio de Andrade Rocha – Maria Teresa da Conceição Pires
E.M. Goiás – Beatriz Gama de Oliveira
E.M. João Haasis – Dulce Aparecida Silveira Lima de Lacerda
E.M. José Fontes Torres – Catielli Baptista de Souza
E.M. Lions Clube – Taisa Aparecida da Silva Lino Gonçalves
E.M. Maestro Franklin de Carvalho Júnior – Fabíola Vardiero Sartori
E.M. Maria José Campos Costa – Paula Ladeira Masieiro
E.M. Mato Grosso – Márcia Cristina Oliveira Duarte
E.M. Miguel Couto Filho – Sara Elisabeth Matias Ferreira Pereira
E.M. Othon Reis Fernandes – Joice Mendes Fortunato Viana de Almeida
E.M. Palmares – Mayara de Sá Silva
E.M. Pará – Klaynne Cibelina dos Santos Da Silva Assis
E.M. Paraíba – Crisciane Fernandes Moreira da Silva
E.M. Pernambuco – Roseli Diniz Damásio
E.M. Prof. Domingos Maia – Miriam Batista Moreira Martins
E.M. Prof. Luiz Catanhede de Carvalho Almeida – Adriana Rossone Vicente De Souza
E.M. Prof. Paulo Freire – Mariana Modesto Cesar
E.M. São Francisco de Assis – Josilaine Lourdes Braga
E.M. Nilton Penna Botelho – Renan Saraiva Leão Medina
E.M. Paulo VI – Janaina Correa Martins
Colégio José Botelho de Athayde – Taíssa da Silva Lima Boaventura
E.M. Dr. Jiulio Caruso – Sandra Maria Neves Gomes Leal
E.M. Dr. João Paulo Pio De Abreu – Érica Teodósio de Medeiros
E.M. Espírito Santo – Monalisa Okada Diniz
E.M. Prefeito José Juarez Antunes – Allysson Veloso Dias
E.M. Professora Emiliana Casagrande – Rodrigo Lopes Alves
E.M. Professora Maria Rosa Rodrigues – Marina Gomes de Souza
E.M. Tocantins – Fabiana Moreira Landim
E.M. Walmir de Freitas Monteiro – Natiely Formaggini de Oliveira Dornas

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Pin It