Após a fase de fundações, empresa responsável pelo serviço trabalha no levantamento de pilares, vigas e cobertura da ampliação do prédio

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda prossegue com as obras de sua nova sede, que contemplam a reforma e ampliação de um imóvel localizado na Ilha São João, utilizado anteriormente para armazenar patrimônios considerados inservíveis pela própria SME. Com a etapa das fundações da ampliação já construída, os serviços estão na fase de armação, montagem de formas, concretagem e ancoragem das estruturas. Estão sendo executadas, ainda, canaletas de concreto e elementos gerais da estrutura de concreto (pilares e vigas), que permitirão iniciar a parte de alvenaria e cobertura.

Além da fundação, já foram realizadas a demolição de calhas, meio-fio e elementos vazados; a remoção de esquadrias antigas e de árvores no local da obra; e a realocação das cercas.

O projeto da nova Secretaria Municipal de Educação prevê a construção de uma sede com 1.483 m² de área construída, com uma estrutura administrativa e pedagógica moderna. Para adequar o imóvel às necessidades da SME, a obra prevê, ainda, pintura interna e externa; substituição dos pisos por materiais de alta resistência, como carpete ou tábua corrida; instalação de forros de gesso e acústicos em fibra mineral; colocação de novas esquadrias, portas e divisórias; e revestimentos modernos em cerâmica, painéis acústicos e pastilhas, conforme a função de cada ambiente.

Estrutura

A estrutura do prédio foi projetada para atender de forma eficiente aos requisitos técnicos, administrativos e pedagógicos da rede municipal de ensino. No setor administrativo, técnico e institucional, a sede contará com recepção, administração, recursos humanos, secretaria geral, setor de patrimônio, CPD (Centro de Processamento de Dados), gabinete, departamento administrativo, sala de reuniões, licitação, controle de expediente, operacionalização do Fundo Municipal de Educação (FME), assessorias técnicas, setor de alimentação escolar, telefonistas, almoxarifado e depósitos.

Já os setores educacional e pedagógico incluirão coordenação de supervisão escolar, subsecretaria de ensino, educação infantil, ensino fundamental (anos iniciais e finais), educação especial, educação de jovens e adultos e cultura maker. Na área de apoio, haverá auditório com palco e camarim, lobby com espaço para coffee break, copa principal e copas de apoio, refeitório, garagem e sala para motoristas.

Um diferencial da nova sede serão os ambientes especiais, que incluem Sala Google, espaço para robótica, design thinking, educação didática, centro de mídia e estúdio de TV. O projeto também prevê sala de reuniões, assessorias pedagógicas, vestiários masculinos e femininos, banheiros acessíveis para pessoas com deficiência, jardim de inverno, corredores amplos e halls.

Melhor atendimento

O novo prédio da SME vai substituir a atual sede da secretaria, localizada no bairro Niterói. Para o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, a nova sede representará um avanço significativo na gestão da educação pública municipal, ao oferecer melhores condições de trabalho para a equipe da secretaria e de atendimento à comunidade escolar.

“Precisamos nos adequar às novas exigências da gestão pública, em que estruturas maiores, modernas e com acessibilidade, são essenciais para o trabalho de nossos servidores e a prestação de serviços aos alunos e seus responsáveis. Agradecemos, por isso, ao prefeito Neto por sempre estar atento às nossas demandas”, declarou o secretário.

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Pin It