Cidade é a quinta do Brasil a conseguir a certificação do programa que atesta escolas e redes de ensino que avançam no uso das tecnologias na prática pedagógica

Volta Redonda foi a primeira cidade do estado do Rio de Janeiro e a quinta do Brasil a conquistar o selo de Município de Referência Google for Education – programa do Google destinado a certificar escolas e redes de ensino que estão avançando na adoção das tecnologias digitais na prática pedagógica, no cotidiano escolar, em especial na utilização dos recursos e ferramentas do Google for Education. O prêmio foi entregue à equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) nessa segunda-feira (15) no escritório do Google, em São Paulo, capital.

O secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, falou sobre a importância da conquista do troféu para o município. “São cerca de 200 escolas no Brasil que têm essa certificação, mas a grande maioria é da rede privada. Das cinco redes municipais que conquistaram, três são do estado de São Paulo, uma do estado de Santa Catarina e, agora, somos a primeira do Rio. Isso é fruto do trabalho que a rede municipal de Volta Redonda tem feito para modernizar as estruturas das escolas e qualificar os profissionais, visando sempre a melhoria contínua da qualidade do ensino.”

Bruno Moreira, que coordena o Centro de Tecnologia e Inovação da SME e conduziu a apresentação dos resultados da Educação de Volta Redonda durante o evento, explica que essa certificação é concedida às redes de ensino que possuem um número mínimo de escolas certificadas. E Volta Redonda foi representada por sete unidades municipais de anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º), selecionadas com base nos índices que essas escolas já tinham do uso das ferramentas tecnológicas da Google.

“Então essas sete escolas participaram de um processo com várias etapas, e quando a rede tem um número de escolas certificadas, ela recebe a certificação de município de referência”, explica Bruno, que esteve acompanhado dos diretores das unidades educacionais participantes: escolas municipais Dr. Jiulio Caruso (Conforto); Nilton Penna Botelho (Roma); Paulo VI (Açude); Pref. José Juarez Antunes (São Luiz); Rubens Machado (Vila Brasília); Tocantins (Retiro); e Walmir de Freitas Monteiro (Santa Rita do Zarur).

Tanto as escolas quanto a rede municipal podem utilizar o selo conquistado nas redes sociais, nos materiais produzidos, indicando que elas são unidades ou rede de referência. “Inclusive, estamos elaborando placas de identificação que serão fixadas em cada uma das sete escolas e na própria Secretaria de Educação, indicando que são unidades referência do Google”, disse o secretário Osvaldir Denadai, acrescentando que cada unidade ganhará, também, uma sala temática.

“Será uma sala adesivada e com mobiliário nas cores do Google for Education, contará com kit de Chromebook específico para uso nessa sala, Smart TV, um espaço focado no uso de tecnologia”, cita o secretário.

Para o prefeito Antonio Francisco Neto, essa conquista reafirma o papel de referência exercido pela Educação de Volta Redonda. “Reformamos escolas, adquirimos equipamentos tecnológicos, modernizamos estruturas, investimos em qualificação dos profissionais, e tudo isso, somado ao trabalho exemplar das equipes, tem reforçado o destaque da nossa rede municipal, que ganha prêmios na alfabetização, na educação especial, e tantos outros como esse da Google. Parabéns a todos!”, disse Neto.

Projeto de Transformação Digital

O coordenador do Centro de Tecnologia e Inovação da SME detalha que o resultado conquistado é fruto do Projeto de Transformação Digital da Secretaria Municipal de Educação, que foi instituído no início deste ano, incluindo a formação e preparação dos professores para realizarem os exames de certificação; acompanhamento mensal do uso dos recursos das escolas, incluindo sugestões para aplicabilidade das ferramentas no cotidiano pedagógico.

“A rede municipal de Volta Redonda implantou o Google Workspace (conjunto de ferramentas) em 2021. Todos os professores e alunos têm as contas de e-mail institucional e acesso a todas essas ferramentas, como o Drive, o Gmail, o Google Sala de Aula – que é um dos principais utilizados –, Google Earth, Google Maps, Google Documentos, Google Planilhas, uma série de ferramentas para serem utilizadas no contexto da sala de aula”, detalha o coordenador, destacando que as escolas participantes do projeto obtiveram 82% dos alunos ativos, sendo 78% no Google Sala de Aula.

Bruno explica ainda que cada escola, para ter a certificação Google for Education, precisa cumprir uma série de etapas, como demonstrar um percentual de uso das ferramentas digitais no dia a dia, que é avaliado através de relatórios; ter Chromebooks em quantidade necessária; e um percentual de professores certificados.

“Certificamos 275 professores da rede municipal como Educadores Google – programa que foi dividido nos níveis 1 (básico) e 2 (avançado), além dos professores de nível instrutor; e a certificação é conquistada através de exames. E para que a avaliação tivesse êxito, a secretaria promoveu um treinamento virtual com os professores dos anos finais do fundamental, que durou pouco mais de um mês. Com profissionais mais preparados, houve um avanço no uso dos recursos tecnológicos na sala de aula e um ensino mais interativo”, destaca o coordenador.

Fotos de divulgação/SME.
Secom/PMVR

Pin It