Programação de atividades envolveu temas ligados à aprendizagem e ao desenvolvimento socioemocional
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda promoveu neste mês a Semana do Pedagogo, em referência ao Dia Nacional do Pedagogo (20 de maio). A ação foi organizada pela Seção de Anos Iniciais da SME, idealizada pela implementação da Orientação e Supervisão Educacional, e teve como foco principal o acolhimento, a formação e o cuidado com as pedagogas que atuam nas unidades escolares do município.
A programação foi dividida em três momentos formativos, com temas ligados à aprendizagem e ao desenvolvimento socioemocional. No primeiro dia, o encontro foi voltado às orientadoras educacionais, conduzido por Luiná Moraes, implementadora da Orientação Educacional. A formação abordou a importância da afetividade e das competências socioemocionais para a aprendizagem, com foco no papel das sessões coletivas nesse trabalho.
No segundo dia foi a vez das supervisoras educacionais refletirem sobre a avaliação como instrumento para melhoria da aprendizagem, em uma formação conduzida por Márcia Almeida, implementadora da Supervisão Educacional. O encontro trouxe olhares sobre a articulação entre o planejamento e a elaboração das questões avaliativas, etapas essenciais para o processo de aprendizagem.
O encerramento contou com um encontro especial marcado por escuta, música e afeto. Luiná e Márcia conduziram uma conversa sobre relações e um sarau de poesias focado neste mesmo tema. Em um segundo momento o tema “Cuidando de quem cuida” contou com a condução do psicólogo Emerson Portilho Huguenin, que guiou uma roda terapêutica sobre autocuidado no contexto da escola.
A parte artística ficou por conta do professor Adilson Carvalho, da professora Lívia de Freitas e seu esposo João Paulo, que emocionaram o público com apresentações musicais ao vivo — um gesto de carinho e generosidade que tornou o momento ainda mais especial.
“A Semana do Pedagogo foi pensada como um espaço de valorização do trabalho dos pedagogos, promovendo diálogo, partilha e fortalecimento da identidade desses profissionais”, destacou o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai.
Fotos de divulgação.
Secom/PMVR