Festa Junina Black agita o sábado em Volta Redonda
Evento realizado pela Secretaria Municipal de Cultura teve apresentações de Lorena e Márcio, Juremereiros, além de quadrilha e casamento junino coletivo
A Festa Junina Black divertiu moradores de Volta Redonda neste sábado, 28, no Memorial Zumbi dos Palmares, na Vila Santa Cecília. O evento foi realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC).
As comidas típicas de festas juninas, como pamonha, canjica e bolo de aipim estiveram presentes no evento. Além disso, a iniciativa contou com shows diferentes dos tradicionais arraiais. Com apresentações de Lorena e Márcio, cantando MPB, xote e forró, e Juremeiros, dando show com samba.
A Festa Junina Black também promoveu um casamento coletivo junino. A organizadora do evento, Renata Ferreira, que é coordenadora do Memorial Zumbi, falou sobre a iniciativa.
"Fizemos uma pesquisa dessas referências afro-indígenas. A gente viu que boa parte, principalmente da culinária da festa junina, é afro-indígena. Então a gente quis fazer esse resgate da culinária e também fazer o resgate da autoestima, principalmente de mulheres pretas. Nós nunca fomos escolhidas para estarmos numa quadrilha, principalmente para sermos noiva da festa junina, então a gente está fazendo um resgate histórico, uma reparação histórica. Além da música, com samba, forró e MPB, disse Renata.
A Helenice Anibal, moradora do bairro Vila Santa Cecília, comentou a iniciativa e elogiou a festa.
"Me sinto representada. A mulher negra, a criança preta, ela nunca é a noiva. Eles nunca são os atores principais de uma quadrilha, por exemplo. Isso é uma dor pra gente, embora muita gente não entenda isso. Então você estar em um ambiente que você se sente em casa, acolhido e representado, não tem preço", afirmou Helenice.
O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, destacou a importância do evento para a cidade.
“É um evento muito importante. Fundamental. A Festa Junina Black é sobre resgate, sobre autoestima e também para que possamos celebrar os 35 anos do Memorial Zumbi, um espaço significativo de cultura afro da nossa cidade.
Fotos: Divulgação Secom/PMVR