Audiência Pública aprova Plano de Aplicação de Recursos da Lei Aldir Blanc em Volta Redonda
Encontro, no auditório da prefeitura, reuniu representantes do conselho e da Secretaria Municipal de Cultura, além de artistas da cidade
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e o Conselho Municipal de Cultura de Volta Redonda promoveram audiência pública para tratar do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Lei Aldir Blanc na noite dessa quinta-feira, dia 7, no auditório da prefeitura. No encontro, conduzido pelo secretário de Cultura do município, Anderson de Souza, e pela presidente do conselho, Margot Ramalhete, foram apresentadas as propostas construídas em diálogo com a sociedade civil e aprovadas por unanimidade, destinando recursos para Fomento Cultural, Cultura Viva, contratação de consultoria e parceiros externos.
Na mesma reunião, foram anunciadas novas ações de formação cultural, resultado de escuta online realizada pela SMC e Conselho de Cultura. Para as ações formativas a Secretaria de Cultura contará com parcerias com o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) e com o Comitê de Cultura do Estado do Rio. Os temas abordados serão construção de portfólio artístico, escrita de projetos e prestação de contas.
Após a reunião, ficou autorizado pelo Conselho Municipal de Cultura e pela sociedade civil que a Secretaria de Cultura dê prosseguimento e anexe o Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Lei Aldir Blanc de Volta Redonda na plataforma do Ministério da Cultura, agilizando o processo de aprovação e recebimento dos recursos.
Segundo o secretário Anderson de Souza, essa é uma construção feita junto à sociedade civil, na qual todo o protagonismo é do Conselho de Cultura e dos fazedores de cultura do município, que deliberam sobre a melhor forma de aplicar os recursos da Lei Aldir Blanc em nossa cidade.
“Essa construção participativa garante que os recursos cheguem a quem faz cultura efetivamente na cidade, fortalecendo a economia criativa e gerando mais oportunidades para nossos artistas de Volta Redonda”, afirmou o secretário.
Foto de divulgação – Secom/PMVR.